Um Poço e Tres Rebanhos

Meditação do dia 27/06/2019 

 “E olhou, e eis um poço no campo, e eis três rebanhos de ovelhas que estavam deitados junto a ele; porque daquele poço davam de beber aos rebanhos; e havia uma grande pedra sobre a boca do poço.” (Gn 29.2)

 Um Poço e Tres Rebanhos – Nada na Bíblia é dito de uma vez e nem de uma vez por todas. Ela é uma revelação completa da verdade e da vontade de Deus para os povos e nações, em todos os tempos. Ela trabalha com princípios, e como tal ela não fica obsoleta, vencida ou necessitando de reparos, emendas ou fica arcaica. Ela é a Palavra de Deus e tanto quanto ele é eterna. Nossa fé está fundamentada na certeza de que Deus é um ser inteligente e que se comunica com suas criaturas e manifesta a sua vontade de forma compreensível e aceitável. Não é verdade que ele criou todas as coisas e as esqueceu ou entregou ao seu próprio destino. Deus ama a sua criação e tem um plano muito bem definido para tudo e isso inclui até a minha vida e a sua; esse fato da criação divina, da soberania divina e do seu amor, isso tudo nos dá dignidade e valor. Não somos um bando de ovelhas sem pastor vagando pelos campos da vida à mercê dos perigos e predadores. Como diz no Salmo 100: “Sabei que o Senhor é Deus; foi ele que nos fez, e não nós a nós mesmos; somos povo seu e ovelhas do seu pasto” (Sl 100.3). De fato e de direito, somos o seu povo e rebanho do seu pasto ou do seu pastoreio como nos é ensinado no Salmo 23 e em João 10, onde Jesus se apresenta como o Bom Pastor, que dá a vida pelas suas ovelhas e ninguém é capaz de arrebatar uma de suas mãos. Jacó estava de viagem e em algum momento ele avista um povo no meio do campo e por perto estavam três rebanhos de ovelhas. Em primeira instancia, vejo a experiência dele como pastor de ovelhas na fazendo de Isaque seu pai, onde a cena lhe era familiar. Por alguma razão, ele detectou que eram rebanhos distintos, pode ser que estavam separados, guardando espaço entre um e outro. O fato é que ele percebeu isso. Nem sempre as pessoas percebem o que está claro bem diante de seus olhos. Alguém poderia descrever como um poço e algumas ou muitas ovelhas ali por perto. Saber com precisão indica que ele sabia muito sobre pastoreio, e podia divisar  coisas que só um pastor saberia. Deus nos deu habilidades, sabedoria e dons sobrenaturais para cuidar de nós mesmos e de outras pessoas ao nosso redor. Alguns de nós recebeu do Espirito Santo dons pastorais, isso é maravilhoso e de muita responsabilidade, porque sendo ele que distribui, ele escolhe a seu critério que deva receber esse ou aquele dom e habilidade. Deus nunca erra, não se engana e nem se atrapalha ao fazer qualquer coisa; sendo assim, posso ser grato pelos dons e habilidades que tenho, porque são presentes personalizados, feitos sob medida para mim e para o tempo e lugar em que me encontro. Vendo a vida e o ministério por esse ponto de vista, me alegro muito com um texto bíblico específico: Procura conhecer o estado das tuas ovelhas; põe o teu coração sobre os teus rebanhos, (Pv 27.23). Isso me acompanha e me guia desde que entendi o meu chamado pastoral. Qualquer que seja os seus dons e seu chamado, procure ver no meio do campo o poço e os rebanhos a quem Deus quer que você ministre!

 

Senhor, o campo é vasto, grande e poucos obreiros, mas é o Senhor mesmo que chama, capacita e executa o teu plano. Graças dou pela minha vocação pastoral e pelo tempo e lugar que pude servir e ainda sirvo. Que a tua vontade se cumpra na vida de cada um dos teus filhos que estão buscando a sua perfeita vontade no sentido de ministério. Em nome de Jesus, amém.

 

Pr Jason

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s