Meditação do dia: 15/09/2019
“E ofereceu Jacó um sacrifício na montanha, e convidou seus irmãos, para comer pão; e comeram pão e passaram a noite na montanha.” (Gn 31.54)
Sacrifício na Montanha – Nossa cultura popular e firmada no princípio do menor esforço e no afã de levar o máximo de vantagem, dizemos que “por aqui, tudo termina em pizza!” Nada contra redonda recheada bem assada e acompanhada com uma boa companhia. O sentido é negativo e pejorativo, de tudo vai dar em nada sério. Não se deve esperar muito, porque no final, os acordos beneficiam os maus e pune os bons. Na Bíblia e na cultura antiga, as grandes realizações e as causas dignas de celebrar, era findadas com um culto de agradecimento a Deus. Oferecer um sacrifício, era uma forma muito piedosa de reconhecer a presença e a bondade de Deus na vida de todos os que estavam envolvidos na situação. Outra variação, era de que buscavam o favor de Deus, adorando-o e lhe oferecendo um sacrifício agradável, como símbolo de submissão à sua vontade e desejo de conhecer e seguir tal instrução. Eles ofereciam sacrifícios ao chegarem em um novo lugar; ofereciam ao saírem, esperado proteção e boa jornada. Ofereciam sacrifícios em épocas de dificuldades e o faziam também em tempos de bênçãos e fartura. O povo de Deus sempre se notabilizou por lembrar Deus em suas vidas em todo tempo. Cada povo busca e mantém um marco de sua natureza e se notabiliza por isso; o povo de Deus escolhe reconhecer a presença e bondade dele em todos os nossos caminhos. Uma de nossas passagens preferidas sempre foi a citação de Salmos: “Confia no Senhor e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado. Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará. E ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu juízo como o meio-dia” (Sl 37-3.6). Sucesso para nós, tem a ver com Deus estar envolvido cem por cento em tudo que fazemos. Confiança, entrega sem reservas, o tempo todo; se o sucesso vier, virá porque Deus trouxe a sua bênção e o seu favor. Sucesso a qualquer preço, não é uma opção para os filhos de Deus. A saída dos judeus cativos na Babiônia, nos tempos da reconstrução da nação, (lembrando que Jacó, estava em territórios próximos ao que se tornou o império Babilônico anos mais tarde). Demonstrou que os líderes piedosos mantinham uma fé muito firme no cuidado e proteção divinas. “Então apregoei ali um jejum junto ao rio Aava, para nos humilharmos diante da face de nosso Deus, para lhe pedirmos caminho seguro para nós, para nossos filhos e para todos os nossos bens. Porque tive vergonha de pedir ao rei exército e cavaleiros para nos defenderem do inimigo pelo caminho; porquanto tínhamos falado ao rei, dizendo: A mão do nosso Deus é sobre todos os que o buscam, para o bem deles; mas o seu poder e a sua ira contra todos os que o deixam. Nós, pois, jejuamos, e pedimos isto ao nosso Deus, e moveu-se pelas nossas orações” (Ed 8.21-23). Fazer a obra de Deus, da maneira de Deus, sempre terá o sustento de Deus.
Obrigado Senhor, por ser o nosso protetor e nosso guia em todas as etapas da nossa jornada, que na verdade é a tua jornada proposta a nós. Somos o teu povo e rebanho do teu pastoreio como diz o Salmo 100. Obrigado por aceitar o nosso culto e a nossa oferta de gratidão e reconhecimento de que precisamos da tua presença em nossas vidas. Em nome de Jesus, amém.
Pr Jason