Um Altar Com Nome

Meditação do dia: 26/10/2019

  E levantou ali um altar, e chamou-lhe: Deus, o Deus de Israel. (Gn 33.20)

 Um Altar Com Nome – Em nossas meditações, seguindo a vida de uma pessoa na Bíblia, passamos por diversas situações e algumas ou muitas delas se repetem mas trazendo uma peculiaridade que as distingue das demais. Aqui, estamos vendo alguém edificando um altar; já vimos isso na vida de diversas pessoas, desde Abel e Caim que aprenderam com seus pais, passando por Noé, Abraão, Isaque e o próprio Jacó. Um altar é uma estrutura que quem o faz, sabe o que está fazendo e só uma razão para tal; que a adoração, prestar culto a Deus. Altares são testemunhos da fé e da devoção da pessoa. São evidencias públicas das intenções daquela pessoa. A Bíblia na versão Kink James, nesse verso diz: E ele ergueu ali um altar, e o chamou El-Elohey-Israel. Nossa versão ARA e ARC já vem traduzida a expressão em hebraico. Ele estava erigindo um memorial de sua fé no Altíssimo, o Deus de Abraão, Isaque e agora ele confirma sua nova identidade como Israel e que o seu culto era para o Deus de Israel. Mais do que simplesmente dar um nome ao altar, esse ato confirma a intenção do coração desse adorador de firmar para si e para seus filhos, qual o propósito de suas vidas dentro de um propósito maior, que era o de Deus no contexto de uma Aliança com características geracionais, eternas e que estava sob sua responsabilidade. Quando lidamos com a nossa fé, por mais incrível que pareça, mesmo com todo o conhecimento que a igreja tem difundido nos seus membros, através de ensinos, seminários, escolas dominicais e nos próprios seminários teológicos na formação de ministros, é muito grande o número de pessoas que tem uma fé muito superficial e o compromisso espiritual está mais circunscrito à instituições e pessoas do que propriamente com Deus. Uns são extremamente zelosos com a sua denominação, outros com algum ministro de sua confiança e outros com uma escola ou corrente de pensamento. Para muitos membros de igreja, pregar o Evangelho está associado ao crescimento numérico de sua congregação e até mesmo com a possibilidade de aumento de receitas financeiras e melhorias estruturais. O que estou dizendo é que a fidelidade á fé, não é compromisso de família, de geração para geração. Cria-se um ciclo de pais piedosos, filhos pouco comprometidos e netos desviados da fé. Me converti a Cristo com dezessete anos, então minhas filhas são do meu lado a primeira geração nascida num ambiente cristão; já pelo lado materno elas são a quarta geração de uma linhagem de lares cristãos. O propósito divino é que cada geração confirme a aliança para si e leve a próxima a conhecer a Deus e também se comprometer e viver nela e passa-la adiante. Não é saudável os pais cristãos considerarem “normal” os filhos se afastarem da fé e distanciarem-se dos caminhos de Deus. A era dos desigrejados, das pessoas com conceitos evangélicos de vida, mas sem compromissos de fé. Aquele fenômeno de pessoas religiosas nominais, não praticantes, agora já uma realidade evangélica na igreja brasileira. Ao comprar sua propriedade, Jacó fez um altar e colocou um nome significativo e distintivo de sua fé. Qualquer pessoa que chegasse à propriedade de Jacó, se depararia com um altar e com um nome para não deixar dúvida sobre qual Deus era ali adorado. Nosso desafio é ser firme e fiel à nossa fé, de maneira que não tenhamos que evangelizar cada nova geração das mesmas famílias, pois se desviam ou abandonam a fé por coisas tão insignificantes e ou por falta de profundidade no discipulado.

Senhor meu Deus e Pai, desejamos honrar a ti com a nossa fé em todo o tempo de nossa existência e deixar um legado para nossa próxima geração, que pode ver em nossas vidas a manifestação da tua graça e misericórdia; eles são os herdeiros das bênçãos e da aliança estabelecida por Cristo com a igreja e renovada em memorial todas as vezes que celebramos a Ceia do Senhor. Estamos aguardando a tua volta, mas vamos guardar os preceitos de discipular nossos filhos e nossas gerações para permaneçam servindo a ti para sempre e sempre, de geração em geração, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s