A Capacidade de Ouvir a Deus

Meditação do dia: 28/10/2019

  Depois disse Deus a Jacó: Levanta-te, sobe a Betel, e habita ali; e faze ali um altar ao Deus que te apareceu, quando fugiste da face de Esaú teu irmão. (Gn 35.1)

 A Capacidade de Ouvir a Deus – Somos muito bons em justificar fracassos e minimizar erros; por vezes até admitimos agir errados para compensar um período difícil ou grandes perdas. Deus não entra nessa! A última semana para Jacó e sua família foi terrível e mais parecia um pesadelo do qual se gostaria de acordar o quanto antes. Depois de experiências maravilhosas vieram as tragédias de Siquém, com perdas irreparáveis. A tendência humana e ficar curtindo a dor, a amargura, o ressentimento e caçar culpados para sentir-se confortável com o que não se explica. Aqui temos umas lições preciosas para a nossa vida, pois imediatamente Deus se revela e diz a Jacó o que deve fazer e de uma forma tão clara e explícita que não tem como errar. A pergunta que eu já fiz diversas vezes e vocês também é: Por que não houve revelação antes, para evitar tudo aquilo? Mais importante do que satisfazer a nossa curiosidade, é a intenção de Deus de nos preparar para uma vida e não uma situação em si. Separar as emoções da razão e da fé é crucial para o crescimento espiritual no caminhar com Deus. O texto de Cl 2.6 eu lanço mão dele constantemente para ensinar a importância da fé na vida cristã. Como, pois, recebestes o Senhor Jesus Cristo, assim também andai nele… Nós recebemos a Cristo pela fé, unicamente pela fé e é assim que também iremos prosseguir andando com ele. Andar pela fé, tal qual somos salvos pela fé. ter a capacidade de ouvir a voz e as instruções divinas num momento de euforia, de tristeza, de luto, quanto tudo está revirado, significa que a parte espiritual da pessoa está isenta de contaminação emocional. A parte emocional balança bastante, é inconstante e vulnerável a ataques dos mais variados lados. O espírito precisa se manter sereno e confiante para contrabalançar e assim nos trazer de volta para o centro, para o eixo. A iniciativa de ficar em Siquém, comprar terras e se estabelecer foi pessoal do próprio Jacó. O lugar que Deus tinha para ele ela em Betel, onde ele havia erigido um altar a Deus e feito voto, quando na ida para Padã-Harã. Se a pessoa se concentrar em si mesma e em sua dor, só ouvirá a si mesmo e dará toda razão a si mesma. Se ela se concentrar na realidade espiritual do propósito de Deus, ela será direcionada a subir, como Deus disse a Jacó: “…Levanta-te, sobe a Betel, e habita ali; e faze ali um altar ao Deus que te apareceu…”Tudo muito claro, muito específico: Levantar – subir a Betel – habitar ali – fazer ali um altar – ao Deus que lhe aparecera. Precisa desenhar!? Deus não dá ordens confusas, em códigos, para quem acertar ganha o premio.

Senhor Deus e Pai; certamente olhamos muito para nossas dores e nossas vontades sem considerar o todo do teu projeto para cada um de nós. A tua Palavra é sempre uma direção segura e que trás paz aos nossos corações. Mesmo estando em momentos difíceis e de dores, somos exortados a nos regozijar e permitir que a perseverança nos leve à maturidade e à vitórias sucessivas. Sempre haverá lutas e batalhas, mas fomos chamados para vencer e não apenas lutar. Obrigado pelas provações momentâneas e as dores causadas pelos atritos em nossos relacionamentos quebrados por causa do nosso egoísmo e de nossas preferencias pessoais. Queremos aprender e permanecer aprendendo a ouvir as tuas instruções para subirmos e crescermos na graça e no conhecimento. Em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s