Estender a Tenda

Meditação do dia: 17/11/2019

  Então partiu Israel, e estendeu a sua tenda além de Migdal Eder.” (Gn 35.21)

Estender a Tenda – Para um povo nômade, que vivia em tendas e peregrinando de lugar para lugar, seguindo os ciclos apropriados para suas fontes de alimento, trabalho e segurança, a expressão estender a tenda é simbólico e de muita importância. Fala de apropriação, de crescimento e de se estender tomando posse daqueles espaços. Literalmente, eles encontravam um território com as condições adequadas e favoráveis para suas atividades e então se estabeleciam. Com essa atitude, estava demarcado o direito de posse e uso daquela terra e daqueles recursos, para que outros pretendentes respeitem e não se aproximem, o que seria contado como intimidação ou aproximação indevida, o que poderia causar conflitos. Veja um exemplo disso: E não tinha capacidade a terra para poderem habitar juntos; porque os seus bens eram muitos; de maneira que não podiam habitar juntos. E houve contenda entre os pastores do gado de Abrão e os pastores do gado de Ló; e os cananeus e os perizeus habitavam então na terra (Gn 13.6,7). Quando meditamos devocionalmente na Palavra de Deus, a intenção é encontrar alimento espiritual e lições aplicáveis a nossa vida individual como cristãos, filhos de Deus e à nossas atividades ministeriais, que nos concedam apoio e consolo ou exortação e correção. Para todos os efeitos, a Bíblia é nosso guia de fé, nossa regra pela qual medimos e balizamos nossas ações. Se estivéssemos falando de literatura, então diríamos, que estamos lendo e interpretando o texto figuradamente, fazendo uso das regras de interpretação de textos. Quando é figurado, tem valor moral e aplicação dentro dessas mesmas regras. Quando crianças, nos contavam a história do Patinho Feio, e depois aplicavam o fundo moral, que ensina quem está deslocado de sua verdadeira origem se sente inadequado e diferente dos demais, mas quando encontra o seu espaço e seu verdadeiro papel, tudo se transforma e afeta o resto de sua vida. É um conceito de aceitação pessoal. Mas a Bíblia não é assim. Ela é viva e eficaz e é Palavra Deus, com autoridade espiritual. As experiências daquelas pessoas foram reais, elas de fato existiram, viveram, sofreram, venceram, serviram a Deus, se relacionaram com Ele e deixaram um legado de fé e experiências que nos servem de inspiração, conforto e consolo e oferecem rumo para todos os adoradores de Deus. “Porque tudo que dantes foi escrito para nosso ensino foi escrito, para que, pela paciência e consolação das Escrituras, tenhamos esperança” (Rm 15.4). A Terra Prometida era de verdade, um território que conhecemos e está lá até hoje, onde estão nações modernas como Israel, Jordania, Palestina, Líbano, Síria, etc. Assim, como eles tomavam posse vivendo em cima dela, nós, espiritualmente vivemos pela fé e tomamos posse das promessas de
Deus em sua Palavra para nós. Eles visavam num futuro, formarem um reino como povo de Deus; hoje nós somos o povo de Deus, somos servos, súditos do Reino de Deus; o Messias que eles esperavam que viesse para os libertar, para nós é Cristo, o Senhor que veio, realizou a obra da redenção, morreu, ressuscitou e voltou ao Céu até o tempo da consumação dos tempos, quando voltará para implantar a parte final do projeto eterno de Deus. Ser fiel hoje, é tão real e importante quanto o era para Jacó e sua família. Ter que se levantar e seguir com vida, depois do nascimento do filho Benjamim e da morte da esposa, era real, como é para nós, levantar de manhã e encarar a vida profissional, familiar e ministerial, mesmo após luto, tristeza, alegrias e vitórias. A vida é a vida e como dizemos… “É vida que segue!”

Senhor, obrigado por tuas promessas que são firmes e eternas. Nenhuma de tuas palavras caem por terra sem que cumpram o determinas. Somos teus filhos e teus servos em resposta ao amor demonstrado lá na cruz. Permita que cresçamos dia a dia na comunhão contigo e com os demais irmãos de caminhada. Em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s