Jacó Envia Judá

Meditação do dia: 24/12/2019

 “E Jacó enviou Judá adiante de si a José, para o encaminhar a Gósen; e chegaram à terra de Gósen.” (Gn 46.28)

Jacó Envia Judá – Aqui temos gente enviando e gente sendo enviado, temos encaminhamento e chagada a um novo lugar e lugar bom. Todos esses itens dão oportunidade de meditar e aprender com as verdades que cercam essas realidades, que aconteceram literalmente com Jacó e sua família; mas que na jornada de fé, no caminhar com Deus acontece com todos nós. Estamos em marcha, ainda em ação, não chegamos ao destino e também não é tempo e nem hora de parar; precisamos prospectar novas possibilidades e para isso tem pessoas boas, que nasceram com o faro para descobrir oportunidades; Judá era o quarto filho de Jacó e já existe evidencias de ações dele liderando iniciativas frente aos irmãos. Quando Jacó ficou relutante em enviar Benjamim, foi Judá quem conseguiu permissão de leva-lo e trazer em segurança. Então disse Judá a Israel, seu pai: Envia o jovem comigo, e levantar-nos-emos, e iremos, para que vivamos e não morramos, nem nós, nem tu, nem os nossos filhos.
Eu serei fiador por ele, da minha mão o requererás; se eu não o trouxer, e não o puser perante a tua face, serei réu de crime para contigo para sempre
(Gn 43.8,9). Quando a coisa ficou feia lá na casa de José, contra Benjamim, foi Judá que intercedeu e se colocou na brecha, dispondo-se até a ficar escravizado em lugar do irmão. “Porque teu servo se deu por fiador por este moço para com meu pai, dizendo: Se eu o não tornar para ti, serei culpado para com meu pai por todos os dias. Agora, pois, fique teu servo em lugar deste moço por escravo de meu senhor, e que suba o moço com os seus irmãos. Porque, como subirei eu a meu pai, se o moço não for comigo? para que não veja eu o mal que sobrevirá a meu pai (Gn 44.32-34). Judá ganhou a confiança e o respeito do pai e dos irmãos, certamente Benjamim e José ficaram muito impactados com o comportamento dele, pois na hora mais difícil ele agiu com sabedoria e liderança, correndo risco próprio para preservar e garantir o bem estar do irmão e honrar a palavra empenhada. Precisamos reconhecer e apreciar pessoas com esse perfil. Me faz lembrar o ensino de Jesus sobre fazer um almoço ou banquete e convidar amigos e parentes ricos, isso é fácil, até os egoístas fazem isso; mas quem se propõe a fazer diferença, tem iniciativas diferentes. E dizia também ao que o tinha convidado: Quando deres um jantar, ou uma ceia, não chames os teus amigos, nem os teus irmãos, nem os teus parentes, nem vizinhos ricos, para que não suceda que também eles te tornem a convidar, e te seja isso recompensado. Mas, quando fizeres convite, chama os pobres, aleijados, mancos e cegos, e serás bem-aventurado; porque eles não têm com que to recompensar; mas recompensado te será na ressurreição dos justos (Lc 14.12-14). Quem envia tem a responsabilidade de enviar alguém que lhe represente e que tenha iniciativas de resolver as pendencias que aparecerem e produzir uma boa impressão em quem vai receber. Estou me baseando na idéia de Deus de enviar Jesus ao mundo; teria alguém melhor para representar o propósito divino? Quando Jesus, enviou os setenta; quando comissionou os doze e depois com a Grande Comissão. Os modelos que o Senhor deixa para nós são muito sugestivos. Falando nisso, amanhã é Natal. Parabéns para Jesus por mais um ano de vida de todos que ele terá eternamente e que as festas celebrem o presente que recebemos. Não exagerem nos comes e bebes e sejam solidários com quem tem menos ou nada.

Pai, obrigado por nos dar um presente tão precioso e útil. Não teríamos como nos aproximar de ti e da eternidade sem a redenção providenciada pela pessoa de Jesus e sua vida, morte e ressurreição. Que bom que ele está aí, sentado à direta de Ti, e ele merece, esse trono lhe cai bem e seu governo é justo, santo e verdadeiro. Nossas vidas se tornaram preciosas ainda mais através do que o fizeste por nós. Eu agradeço, de coração ao ABBA PAI, que o Espírito Santo permite no testemunho no meu interior. Obrigado pela manjedoura, pela cruz e pelo túmulo, pois todos estão vazios, mas o trono está ocupado e assim será para todo sempre, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s