Grandes Lutas

Meditação do dia: 25/02/2020

 Então disse Raquel: Com grandes lutas tenho lutado com minha irmã; também venci; e chamou-lhe Naftali. (Gn 30.8)

Grandes Lutas – Uma caminhada, uma jornada, uma batalha, uma corrida, uma vida! Essas e muitas outras são figuras alegóricas muito utilizadas para comparar com a vida cristã. Ou até uma combinação de diversos desses fatores. Algo muito importante nisso tudo é que são experiências muito pessoais, e aquilo que é determinante para um, não é necessariamente para outros. O que tem um grande peso para um, não faz diferença para outros. O contexto da vida de cada um determina os pesos. Estou lendo um livro sobre tomada de decisões e a certo altura ele faz uma comparação com aspectos da vida alemã com a vida americana. No natal, os alemães gostam muito de enfeitar a arvore de natal com velas acesas, isso é uma tradição eles apreciam muito. Os americanos que também apreciam o natal, acham insano, alguém enfeitar a árvore com velas acesas. Isso é irresponsável, pois pode incendiar a casa toda. Eles tem pavor dessa idéia. Acontece que quase a totalidade das casas dos alemães são de pedra ou alvenaria, portanto a possibilidade de incêndio é mínima; já a casa dos americanos é basicamente de madeira e revestimentos inflamáveis, portanto a chance de incêndio é enorme. Os americanos gostam demais de armas e as tem aos montes e os filhos ainda adolescentes já ganham armas de grosso calibre e aprendem a atirar e caçar. Os alemães tem pavor de armas, e acham insano alguém tem armas em casa e é muito irresponsável presentear um garoto adolescente com um rifle de grosso calibre. A lógica em cada um dessas culturas tem motivos diferentes. Há cristãos que vivem dizendo que estão em luta, passando por lutas, mas sai de uma já vem outra. Outros entendem que as lutas fazem parte das experiências da vida cristã, mas podemos aprender com elas e adotar os mecanismos de vitória que as Escrituras fornecem; assim podemos nos concentrar mais no aprendizado do que nas lutas em si. O apóstolo Paulo nos ensinou que: Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. (Ef 6.12). Sendo seres espirituais, lidando com a fé e a comunhão com Deus, isso se dá a nível espiritual; estamos servindo e trabalhando pela grandeza de um reino que é espiritual e como tal são as adversidades que encontramos, e assim também as armas que devemos utilizar deverão ser espirituais e poderosas em Deus. Porque, andando na carne, não militamos segundo a carne.
Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas; Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo
(2 Co 10.3-5). Raquel considerava que estava travando grandes lutas contra sua irmã. Isso não é verdade, ainda que as duas fossem esposas rivais pela atenção e afeição de Jacó, as duas  estava na condição de progenitoras das nação de Israel e a nação seria composta de doze tribos e formariam uma unidade. Tirar os olhos do verdadeiro inimigo é facilitar a queda e cometer arbitrariedades. Isso nos faz lembrar Dom Quixote, lutando com os moinhos de vento, como se fossem inimigos reais. Deus é poderoso para nos sustentar e nos dar vitória, mas precisamos saber com quem de fato devemos lutar. Não somos nós que determinamos os nossos adversários. Lutamos por justiça e verdade.

Senhor, obrigado por nos instruir e nos aconselhar para enfrentarmos as batalhas nossas de cada dia. Iniciamos já certos de que maior é aquele que está conosco do que aquele que está contra nós. vivemos, lutamos e vencemos pela fé em Cristo. Pedimos sabedoria e discernimento para prevalecermos em justiça e fé. Oramos em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s