A Hora de Raquel Chegou

Meditação do dia: 27/02/2020

E lembrou-se Deus de Raquel; e Deus a ouviu, e abriu a sua madre. (Gn 30.22)

A Hora de Raquel Chegou – Deus se lembrar é uma figura de linguagem, pois o Eterno não se esquece, Ele não se descuida e não deixa de estar atento aos acontecimentos de nossas vidas, do contrário, não seria Deus. Estava chegando a hora e a vez de Raquel ser mãe. O fato dela ser estéril não afeta em nada os projetos de Deus, pois Sara, a primeira matriarca passou por isso até aos noventa anos, quando Isaque nasceu; Rebeca, a esposa de Isaque esteve casada por vinte anos na mesma condição e quando chegou a sua vez, eram gêmeos, Jacó e Esaú. Agora era a vez da experiência de Jacó e sua amada esposa, que vinham lutando a um bom tempo. Para Jacó estava um tanto mais confortável, pois Lia já lhe dera seis filhos e uma filha. O que podemos aprender com experiências tais como estas? Desistir não faz parte da jornada de fé do povo de Deus! Então o caminho aponta para frente, prosseguir e perseverar até que as promessas se realizem. Ao observarmos o texto, vemos que Deus ouviu a voz de
Raquel; se ouviu é porque ela estava falando, ela estava orando e insistindo na busca por uma bênção que lhe traria satisfação interior e realização de seu papel de esposa e mãe. Todos sabemos a importância da oração, na concretização dos projetos que estão em nossas mãos. Precisamos trabalhar e nos esforçar como se tudo dependesse de nós, ao mesmo tempo que temos orar e buscar intensamente a Deus como se tudo dependesse só dele. Somos parceiros de Deus na tarefa de criação, e desde o início, já ao primeiro casal, ele abençoou e ordenou que se multiplicasse. A capacidade biológica de gerar é humana, mas quando fatores alheios à nossa vontade aparecem e interferem no processo, uma das alternativas é orar buscar em Deus as respostas. Em algumas situações, até foge ao controle e a capacidade clínica de ajuda através das ciências médicas e especialmente nós, filhos de Deus, temos o recurso da oração e da busca do favor divino. A mãe do profeta Samuel, foi uma guerreiras em oração por um filho e também tinha a concorrência de uma rival, que a fazia sofrer pela sua condição, ainda que amada e apreciada pelo marido.
Ela, pois, com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorou abundantemente (I Sm 1.10). Acreditamos sem sombra de dúvidas, de que a vida de oração e a intensidade que se atribui a uma busca sincera e específica, se torna determinante para a resposta da oração. O profeta Jeremias disse: Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração” (Jr 29.12,13). As orações dessas pessoas, passam da normalidade para o clamor intenso e depois para súplica fervorosa e culmina numa atividade intensa de fervor, desespero fértil e quebrantamento de alma, disposto ao auto sacrifício, em busca de um resultado que não pode ser outro senão a resposta positiva. Os maiores exemplos bíblicas nessa área resultaram em filhos que foram marcantes na história do povo de Deus e que fizeram a diferença nos seus tempos. Isaque, Jacó, José, Sansão, João Batista entre outros claros exemplos de reversão de situação pela oração. Mas isso não se aplica unicamente a mulheres e homens desejando filhos; a idéia ou princípio da concepção é válida para todas as experiências onde a fé vai em busca e de encontro ao seu milagre. Aquilo que parece natural, aceitável e que pode ser procrastinado, não é reconhecido pela fé criativa de quem está disposto a pagar um preço diante de Deus em oração para modificar o seu prognóstico. Raquel foi abençoada e sua madre foi aberta e ela pode conceber e gerar um filho, porque também lutou por isso, crendo até mesmo contra as esperanças, até a vitória definitiva.

Pai, nós cremos que o Senhor não falha e não deixa envergonhado aqueles que colocam fé em ti e nas tuas promessas. Abençoados sejam os que reagem positivamente em oração e buscam em ti a resposta para seus problemas e suas dificuldades. Quando a resposta chega, ela de fato abençoa e faz valer a pena toda a busca e a experiência de aprender contigo. Oramos por perseverança e fé, mesmos que os sinais não apareçam, o Senhor é a fonte da nossa confiança. Oramos em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s