Lia & Raquel – In Memoriam

Meditação do dia: 26/03/2020

 E todo o povo que estava na porta, e os anciãos, disseram: Somos testemunhas; o Senhor faça a esta mulher, que entra na tua casa, como a Raquel e como a Lia, que ambas edificaram a casa de Israel; e porta-te valorosamente em Efrata, e faze-te nome afamado em Belém.” (Rt 4.11)

Lia & Raquel – In Memoriam – Fechamos por horas as reflexões sobre a vida e a história de Lia, a esposa de Jacó e novamente o fazemos com uma parceria entre ela e a irmã, Raquel. Desde o começo eu já imagina passar por este texto do Livro de Rute, onde em uma frase elas mencionadas, e o modo e contexto em que isso foi feito enriquece muito o nosso aprendizado. Como dizem, nada na Bíblia é dito de uma vez e nem de uma vez por todas; porque as verdades bíblicas são sementes, que foram e vão sendo espalhadas por onde os semeadores e dispersores de sementes passam. Queremos conectar essa citação de pessoas numa reunião pública, festiva, celebrando a boa atitude de Boaz, uma figura que muito bem tipifica Cristo, pois ele é ali apresentado como o Parente Remidor, que transformou a situação de Noemi e diretamente a de Rute. Uma referencia que vem ao meu coração é a citação do salmista, Porque nunca será abalado; o justo estará em memória eterna (Sl 112.6). Lia e Raquel, em tese só queriam ser mulheres normais, como todas as moças dos seus dias, casarem, terem filhos, vê-los crescerem, verem os netos e ser felizes. Mas como creram nas promessas de Deus, se dispuseram a cooperar e lutaram pelo direito de serem esposas e mães e deixarem um legado através dos seus filhos, de fatos eles se tornaram uma grande nação e muitos anos depois, séculos e séculos de distancia entre elas e os dias de Rute, os seus nomes eram lembrados com orgulho e respeito a tal ponto de serem inseridos nas bênçãos do povo a alguém que iria se casar ao dizerem que a esposa dele fosse como Lia e Raquel, que juntas edificaram a casa de Israel. Isso é um memorial que vale a pena ser lembrado. Elas ficaram em memória eterna, todas as gerações de israelitas ao longo dos séculos até hoje, se orgulham delas. Todos nós cristãos, herdeiros das bênçãos de Deus e das promessas feitas à Abraão e seus descendentes, assim pela fé, também somos filhos de Lia e Raquel e o exemplo delas é nosso legado. Não pensamos muito em coisas que fazemos no momento e decisões que tomamos, mas algumas delas perpetuam para o tempo e a eternidade; hoje não pensamos em entrar para a história, mas pensamos em fazer a história. Estamos aqui para um propósito muito especial, e não podemos nos olvidar disso. Outra citação bíblica que desejo citar aqui, é a de Provérbios 31.30 Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa sim será louvada. Tudo o que é enganoso e tudo o que é vã se passarão e ficarão no esquecimento, mas as virtudes permanecerão. Lia era temente a Deus e ainda que em seus dias na terra ela não foi louvada, reconhecida, elogiada, mas ao contrário, foi pressionada, atribulada, resistida e maltratada, ele permaneceu de pé e o que ela construiu ficou para sempre. Que a sua e a minha riqueza e recompensa sejam tão eternas quanto no que investimos nossas vidas e recursos.

Senhor Deus e Pai, obrigado pelos teus planos de longa duração, que atravessam muitas das nossas gerações devido a nosso limitação de vida física. O que estamos construindo e fazendo acontecer é que importa e é o que deve prevalecer. Queremos e podemos olhar a nossa existência como uma corrida de revezamento, pois cada um tem o seu percurso e ali passamos para o próximo, o que de fato importa é quando a prova toda termina e podemos celebrar cada um e todos os percursos, pois a vitória aconteceu. Em Cristo, somos mais do que vencedores. Ele venceu o percurso mais difícil para vencermos também e diante do trono naquele dia, poderemos todos celebrar definitivamente e para sempre. Amém.

Pr Jason

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s