Desfilhado Ficarei

Meditação do dia: 12/04/2020

 E Deus Todo-Poderoso vos dê misericórdia diante do homem, para que deixe vir convosco vosso outro irmão, e Benjamim; e eu, se for desfilhado, desfilhado ficarei.” (Gn 43.14)

Desfilhado ficarei – Não tenho coragem de imputar a um homem como Israel qualquer atitude depreciativa; nem a ele e nem a nenhum outro personagem da história bíblica. Concordo com a Palavra de Deus que eles eram pessoas normais como qualquer de nós e sujeitos às mesmas tentações e provações que todos nós. Eram iguais a todos nós! Mas entre os iguais, há uns mais iguais que os demais. Não se pode comparar Israel com Jason; não da para comparar o José de lá com os Josés de cá! Temos que tirar o chapéu para eles; com muito menos iluminação sobre o conhecimento de Deus, com nenhuma revelação escrita e sem tantas referencias de fé como temos, à começar pelas Escrituras, a história da igreja, o testemunho presencial diário que temos em nossos dias. Então, meus respeitos! Olhando de fora, podemos ver e mediar as reações das pessoas quando passam por situações difíceis – à Abraão o Senhor pediu Isaque oferecido sobre um altar e o patriarca viajou três dias até Moriá e não vacilou, nem tentou ganhar tempo para ver se não precisava fazer aquilo que lhe parecia tão dolorido. Agora Deus lida com Jacó na área de filhos. Abraão só tinha um – Jacó tinha doze, bem, onze e foi sofrido, tanto quanto o foi para seu avô! Nenhum pai, nenhuma mãe está de fato preparado e pronto para entregar seus filhos. Vejo constantemente irmãos buscando algo em Deus e quando alcançam, dão testemunho público e se alegram, comemoram. Mas não estão prontos para perderem aquela bênção; eles acham que Deus tem a obrigação de dar, mas não pode tirar, substituir ou requisitar aquilo. Isso, tem a ver com a compreensão do Senhorio de Deus em suas vidas. Pode ser que eles entendam Deus como Senhor de suas vidas, mas não de suas coisas. “eu sou de Deus, mas essas coisas são minhas, só minhas!” A boa mordomia reconhece Deus como Criador, Dono e Senhor de TUDO. Essa compreensão facilita lidar com o sentimento de perda. Imagine, uma pessoa é contratada para motorista de alguém ou alguma empresa. Lhe é fornecido um veículo caro, luxuoso para o trabalho; de vez em quando ele pode até levar para casa no fim do dia. Não importa quanto tempo passe, ele precisa saber que o carro NÃO É dele! Está com ele para serviço. O dono pode requisitar, substituir por outro melhor, inferior, diferente etc. É isso que temos que compreender como mordomos de Deus e do reino de Deus. Jacó percebeu, que não estava em suas mãos garantir a vida e a presença dos filhos e familiares. Primeiro foi Raquel, depois José, agora Simeão e lá se vai
Benjamim. Se for desfilhado, desfilhado ficarei. Não vejo ele desistindo, se entregando à depressão e querendo morrer. Ele ficaria sem filhos, mas ficaria, as promessas de Deus ainda estavam em andamento e se cumpririam. Se cumpriram em Abraão com um único filho; se cumpriram em Isaque com dois; com ele também se cumpririam, por Deus era fiel o suficiente para fazer com um ou doze, oito ou quantos fossem necessários. Os olhos do adorador está em Deus e não nos seus recursos. Ficar desfilhado não é fácil e não é para qualquer um! Mas pode acontecer! Deus só tinha um e ficou sem ele, para vir a ter tantos quantos as estrelas do céu. Quais ou o que serão os filhos que Deus precisa tirar e ainda continuar sendo Deus em nossas vidas?

 

Senhor, hoje é um domingo de Páscoa, o dia em que nosso Senhor ressuscitou ao terceiro dia e garantiu a maior vitória de toda a história de todos os universos. Israel estava aflito em Canaã e Simeão estava aflito na prisão no Egito e o Senhor cuidava de tudo e de todos, para hoje Jesus triunfasse sobre a morte. Não temos o direito de apossar dos bens e direitos que pertencem ao Senhor, somos apenas servos, mordomos, não somos donos de nada. Tudo é teu e para tua glória. Glórias ao Cordeiro, que se assenta no trono. Em nome dele te adoramos e bendizemos em todo tempo. Amém.

 

Pr Jason

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s