E Agora, José?

Meditação do dia: 07/06/2020

 “E lembrou-se Deus de Raquel; e Deus a ouviu, e abriu a sua madre. E ela concebeu, e deu à luz um filho, e disse: Tirou-me Deus a minha vergonha. E chamou-lhe José, dizendo: O Senhor me acrescente outro filho.” (Gn 30.22-24)

E Agora, José? – Dificilmente tem alguém com maior deseja de ver chegar a hora de meditar e escrever sobre José, do que eu mesmo. Quando decidi escrever as meditações do dia me baseado nas vidas e pessoas, José foi nome certo na lista. Confesso que na minha cabeça, ao começar em Gênesis, escreveria umas poucas meditações sobre os principais personagens e seguiria em frente. Como os planos mudaram! Graças a Deus que foi para melhor. Tem sido uma experiencia muito agradável e edificante, seguir a vida de pessoas que marcaram a história e nos deixaram um legado de valor espiritual inestimável. Assim, vamos nos aprofundando e nos aperfeiçoando no caminhar com Deus em fé. São Lições preciosas que o Espírito Santo tem compartilhado com todos nós. Ao iniciar a saga de José, talvez de forma muito singela, mas valorizando o agir de Deus em tudo que circundava aquela família. José foi o primeiro filho de Jacó com Raquel. A amada esposa do patriarca, lutar por muito tempo com a incapacidade ou impossibilidade de gerar filhos. Além dos limites da luta pessoa e interior, ela ainda tinha outro fronte, que era a competição da irmã, que fora beneficiada pela tradição de ter que se casar primeiro que a mais nova. Raquel, amava o marido e queria fazer parte da promessa de Deus para a vida dele; afinal ele viera de tão longe, para constituir uma família e ainda no caminho recebeu uma promessa de Deus de que teria uma família com muitos filhos antes de retornar para Canaã. Os muitos filhos estavam chegando, pois Lia, a outra esposa já tivera seis filhos e uma filha; ele dera sua serva por concubina ao marido e obtido dois filhos e a outra concubina, serva de Lia também lhe dera outros dois. Jacó já tinha dez filhos. Para quem viera de uma linhagem de poucos filhos a cada geração, ter dez filhos era muito abençoado. Para Raquel, até então ela estava fora do melhor da promessa para Jacó e a aliança com Deus, para as próximas gerações até se tornarem uma grande nação. Deus lembrou de Raquel e de suas orações; ela não desistira e muito menos Deus desistira dela. O quadro de vergonha e desprezo que ela sentia por não contemplar e recompensar todo o amor de Jacó e os sonhos que tiveram juntos. Foi exatamente aí que apareceu José. Quando soube da novidade, Raquel desabafou em tom de triunfo: Deus tirou a minha vergonha! José significa “Deus acrescenta,” no sentido de aumentar; uma profecia para a vinda algum tempo depois para a chegada de Benjamim. O nascimento de José, também marcou o tempo em que Jacó reconheceu ser o momento adequado para voltar à casa de seus pais em Canaã. Seu nascimento foi então um marco de mudanças na vida de todos. Quem tem promessas de Deus, não deve desistir devido as circunstancias de esterilidade que envolve o presente. Lute em oração e determine perseverar e permita Deus providenciar as mudanças e tornar em realidade suas promessas para sua vida.

Senhor, obrigado pela oportunidade de estudarmos a tua Palavra através da vida e da história de José, um homem que nos serve muito bem de exemplo e modelo a ser seguido e copiado. Queremos fazer desses dias difíceis e da realidade estéril que nos cerca nesses dias de crise mundial de saúde e insegurança social, para crescermos na fé e na qualidade de vida devocional diante do Senhor. Guia-nos pelos caminhos da verdadeira intimidade e consagração de vida, como foi a vida de José. Oramos em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s