José & Raquel

Meditação do dia: 10/06/2020

 “E chegou também Lia com seus filhos, e inclinaram-se; e depois chegou José e Raquel e inclinaram-se” (Gn 33.7)

José & Raquel Os pais e mães foram projetados por Deus para serem agentes dele na transmissão da sua visão da vida, também sobre os seus propósitos concernentes à identidade e destino. Deus confiou os filhos aos pais, por colocado neles uma capacitação especial para cumprirem esse papel. Acreditamos sem dúvida alguma de que Deus jamais dá ordens impossíveis de serem executadas; certamente junto com cada missão e trabalho delegado, ele envia junto todo um arsenal de ferramentas e equipamentos poderosos nele, para que os pais consigam cumprir a missão de gerar filhos para serem disseminadores do conhecimento de Deus e assim abençoar todas as famílias da terra. Jacó era muito consciente disso e passou esses conceitos de aliança com o Eterno para suas esposas e assim, juntos poderiam incutir nos filhos a missão privilegiada que sua linhagem exerceria sobre os povos e as nações. Quando a Palavra de Deus recomenda algo, isso precisa ser considerado, porque ela é a Palavra de Deus e a vontade de Deus deve ser amada, buscada, encontrada e obedecida diligentemente. Ao lermos: Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele (Pv 22.6). Qual é o tamanho da sua visão para os seus filhos e próximas gerações? Quanto maior for a visão, maior deve ser a dedicação e o investimento na formação de solidificar nos seus corações aquilo que está em mente que é a perfeita vontade de Deus. Quanto maior for o edifício, maior e mais profundo precisam ser os fundamentos. “Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, na caridade, no espírito, na fé, na pureza” (1 Tm 4.12). O apóstolo Paulo é indiscutivelmente um dos maiores exemplos de obreiro fiel e comprometido com o Evangelho de Jesus Cristo. Ele aceitava o desafio de ser imitado pelos demais cristãos de seus dias; Sede meus imitadores, como também eu de Cristo (I Co 11.1); Ele se identificava com os filhos na fé à ponto de sofrer por eles: Meus filhinhos, por quem de novo sinto as dores de parto, até que Cristo seja formado em vós (Gl 4.19). Ele se esforçava por produzir naquelas vidas e nas nossas também através dos seus escritos, como aquilo uma missão de vida e para a vida: A quem anunciamos, admoestando a todo o homem, e ensinando a todo o homem em toda a sabedoria; para que apresentemos todo o homem perfeito em Jesus Cristo;
E para isto também trabalho, combatendo segundo a sua eficácia, que opera em mim poderosamente
(Cl 1.28,29). Simplificando tudo o que estou pretendendo dizer e aprender com vocês nessa meditação, é que o exemplo dos pais é o mais poderoso elemento para construção de valores eternos na vida dos filhos e das gerações seguintes. José aprendeu a respeitar e reverenciar um tio fora da casinha, porque viu isso no pai, respeitando um sogro trapaceiro e disposto a atitudes ruins em favor de lucro; ele viu a mãe lidar com a tia e mãe de seus meio irmãos; ela ia para oração e se derramava diante de Deus, fez isso por ele e fez pelo irmãozinho que estava à caminho. Pais, também sou e sei que não adianta tentar enfiar piedade e fé garganta à baixo nos filhos; eles precisam nos ver em ação, diligentemente e constantemente para que saibam que aquilo tem importância e valor; aquilo ocupa tempo e prioridade do papai e da mamãe; que as atividades que dizem respeito à fé, é levado à sério por eles e querem passar isso para os filhos, como uma herança alvissareira e não um fardo difícil e desgastante. Seus filhos vêem vocês orarem constantemente? Eles presenciam vocês lerem a Bíblia devocionalmente, constantemente? Eles percebem alegria em vocês nas práticas espirituais? A hora de aprontar para ir ao templo (antes da Pandemia) eram momentos de alegria e expectativas? Como eles observam o trato de vocês com os líderes espirituais e irmãos na fé? Vocês são generosos financeiramente com a obra de Deus à vista deles? Missões e outras atividades contam com a participação ativa de vocês e eles são incluídos nisso? Pregar o Evangelho e testemunhar de Cristo está sendo mostrado como algo importante na vida de vocês? Se não dermos um bom exemplo, por omissão estaremos dando maus exemplos. Faça, mostre, explique, permita-o entender o racional das ações, deixem eles ajudarem a fazer e estimule-os a serem criativos nas coisas de Deus. Um dos exemplos mais eficientes de discipulado que vejo os pais se esforçarem para incutir nos filhos é torcer para o time de futebol do coração. Imagine a mesma dedicação, investimento e acompanhamento na vida espiritual? Esse exemplo mostra que é possível sim, fazer um grande trabalho, mesmo sem ser especialista e com formação específica na área. Será que Raquel sabia mais quanto tempo ela teria em companhia de José? Qual seriam as marcas que com  ou sem ela, ele levaria para a vida toda?

Senhor, obrigado pela missão de ser pai e produzir discípulos para ti, começando dentro da nossa própria casa. Envidamos tantos esforços para levar nossos filhos a serem bem preparados para a vida secular e até absorverem nossos gostos e preferencias de lazer e esportes, mas perdemos oportunidade de incutir neles as tuas palavras que produzem a vida eterna. Ao olharmos para ti, encontramos o mais perfeito exemplo e modelo em tudo que precisarmos e podemos aprender contigo. Hoje, minha oração a ti é em favor dos pais que reconhecem que estão aquém do ideal mínimo na transmissão da tua mensagem aos seus filhos. Desperta-os e levanta-os no poder do Espírito Santo para uma vida de fé e vitória, ganhando as primeiras almas de suas vidas, que são os seus próprios filhos. Que a bendita herança do Senhor seja nossa prioridade e nossa maior missão nesta vida. Oramos pelas famílias que se despertarão para começar um novo ciclo, contando com a tua graça e bondade. Oramos em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s