Logística

Meditação do dia: 28/11/2020

E ele ajuntou todo o mantimento dos sete anos, que houve na terra do Egito; e guardou o mantimento nas cidades, pondo nas mesmas o mantimento do campo que estava ao redor de cada cidade.(Gn 41.48)

Logística – Uma das coisas que me mantém apaixonado pela leitura e estudo das Escrituras Sagradas é a complexidade simples que ela tem. Ela penetra em todos os nichos das atividades humanas e imprime um ritmo vanguardista sem precedentes. Quem é bom de Bíblia, é bom de conhecimentos gerais e se torna versado em diversidades no conhecimento e nunca ficará sem assunto em qualquer roda de conversas. Os cientistas mais brilhantes e as mentes pensantes que movem o desenvolvimento humano, bebem dessa fonte. A Palavra de Deus temas respostas, invariavelmente. Buscando ajuda técnica sobre logística, encontrei essa que me serve bem para o propósito de hoje: Logística é o processo de planejamento e execução do eficiente transporte e armazenamento de mercadorias – desde o ponto de origem até o ponto de consumo. O seu objetivo é atender aos requisitos do cliente de maneira oportuna e econômica. Logística é uma especialidade da administração. Agora dá para entendermos o que se passava na cabeça de José e o seu Modus Operandi. Em outros textos destas meditações, já reafirmei, e não só eu, mas muita gente boa já fazia isso primeiro que eu, de que o Livro de Gênesis, é o único que serviria para abrir a Bíblia, ele é de fato o Gênesis, a origem, o começo de tudo o que temos pela frente. Praticamente tudo que sabemos tem origem nesse primeiro livro bíblico. Salomão disse algo bem interessante, e as pessoas quase sempre leem aquilo como pura filosofia ou licença poética, mas é mais que isso: O que foi, isso é o que há de ser; e o que se fez, isso se fará; de modo que nada há de novo debaixo do sol.
Há alguma coisa de que se possa dizer: Vê, isto é novo? Já foi nos séculos passados, que foram antes de nós
(Ec 1.9,10). A moderna ciência da administração especializada em logística é mais antiga do que andar para frente. José não inventou a roda! Ele já entrou criando o melhor sistema de aproveitamento de recursos, para coletar e armazenar produtos e de onde seria o melhor sistema de distribuição para atender necessidades de grandes demandas e em momentos de crise e desespero provocados pela fome e escassez de víveres. Planejar é antecipar o futuro! Enquanto a bênção da produtividade estava em níveis elevadíssimos em todo o território, José mantinha as pessoas motivadas e focadas em alta produtividade e zero desperdício. Abasteceu armazéns, depósitos e silos nos arredores de todas as cidades e povoados, sem desperdício de nada, incluindo tempo. Isso conheço como “governo descentralizado” onde as demandas são conhecidas e resolvidas na sua origem, sem intermediários e atravessadores. “Se” a função da administração governamental é atender as necessidades dos cidadãos, suas ações devem estar sediadas e baseadas onde estão os tais cidadãos. Isso permite respeitar as individualidades, as características dos diversos grupos e suprir com eficiência, rapidez e sensibilidade, através da própria administração descentralizada. Olha as nossas tragédias com a merenda escolar, com dietas tão diversas entre as regiões do país e até entre estados e cidades. Essa semana estava em evidencia o problema de testes de detecção do Corona Vírus, estocada e com validade expirando e a população sem os tais testes e alguém pagou, alguém recebeu, alguém guardou e ninguém sabe o que, porque, quando e até onde… Administrar bem, é mordomia correta! Mas antes de pensar em erros macros, a nível de estado e de governo, somos concitados a pensar em nossa gestão dentro de casa e da igreja. Desperdício de alimentos, remédios, produtos de todos os tipos. Gastos desnecessários e abusivos apenas para ostentar padrões enganosos. Faça um exame na sua despensa, geladeira e quartinho da bagunça e depois ore sobre o que descobriu. Já pensou no guarda-roupas, sapateiras, roupas de estações que nunca acontecem… as muitas prestações suaves que minam as finanças da família e os prazeres desmedidos e irresponsáveis. Somos todos mordomos e todos iremos prestar contas. Deus supre o suficiente, mas as más gestões mantém a pobreza e a miséria, ou pelo menos a desigualdade muito próximo de todos nós. Que tal pensarmos em algo bem moderno? Reengenharia das nossas vidas e de uma logística verdadeiramente espiritual? Topa orar sobre isso?

Pai, graças te damos porque o senhor Supre o necessário e o suficiente para todos os teus filhos. Jesus ao nos ensinar a orar, citou que o pão nosso de cada dia o Senhor nos daria e tem dado generosamente e com abundancia. Mas a má gestão e o egoísmo tem feito haver desperdício e perda de alimentos em alguns e falta e escassez em outros. O amor do Senhor tem sido exposto na tua Palavra que também se encarnou e se tornou um de nós, cheio de graça e de verdade. Hoje estamos sendo desafiados a pensar em tudo que está ao nosso redor e sob nossa responsabilidade na gestão e na administração de recursos que veio da tua bênção e favor. Pedimos sabedoria e discernimento, para fazermos o melhor com tudo que nos está disponível, em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s