Um Por Todos

Meditação do dia: 13/01/2021

Se sois homens de retidão, que fique um de vossos irmãos preso na casa de vossa prisão; e vós ide, levai mantimento para a fome de vossa casa,(Gn 42.18)

Um Por Todos “Um por todos e todos por um!” Essa famosa frase é conhecida por todos nós através da história corriqueira do filme os “Três Mosquiteiros,” que foi escrita pelo famoso escritor francês Alexandre Dumas, a qual expressou na época uma espécie de axioma universal que representa a união de todos num só objetivo. Ela se popularizou aí, mas o princípio é muito anterior a isso, e está exemplificado em muitas narrativas bíblicas e o auge é em Cristo, onde ele assumiu a condição individual de cada um e com suficiência para todos, ao mesmo tempo que todos foram alcançados pela unidade produzida pela oferta única e agora todos formam um só corpo e assim somos todos responsáveis uns pelos outros. Nas palavras do Apóstolo Paulo: “Porque o amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo todos morreram.
E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.
(2 Co 5.14,15). Estamos presenciando nessas meditações, a sequencia das ações de José e seus irmãos, onde dois lados lutavam por estabelecer-se e resolver um dilema que de fato não existia, mas fora criado por José para extrair dos seus irmãos informações que o ajudaria a passar à limpo a sua própria história e saber a atitude deles em todo esse tempo. Para os irmãos de José, tudo era incrivelmente misterioso, porque eles não pratica ali no Egito nada que fosse suspeito ou ilegal, para serem tratados como espiões e serem detidos. Também não sabiam que o governador que estava pegando pesado, era na verdade conhecido deles, não só conhecido, mas o irmão de quem eles se livraram à muitos anos atrás. José estava em vantagem, sabendo quem eles eram, mas eles não sabiam com quem estavam tratando e muito menos suas reais intenções. Temos hoje, a vantagem de sabermos que José era uma pessoa de bem e que tinha boas intenções para com eles, e por trás de tudo aquilo, estava a generosidade de um coração perdoador e abençoador. A proposta agora era que em vez de ficarem nove pessoas detidas e uma viajar de volta, ele inverteria, deixando apenas um detido e os outros voltariam levando provisões para suprir a necessidade da família e voltassem com o irmão mais novo. Quanto vale de sacrifício a causa que defendemos? Eles escondiam um erro ou pecado, que na verdade era um crime, e vinham pagando um preço muito alto para manter tudo em segredo, mas até quando? José aumentou o preço sobre eles expondo-os a si mesmos e a seus medos e traços de caráter. Não é que José estava obtendo bons resultados? Eles começaram a remexer o passado sombrio! Queridos, o nosso passado, não pode ser mudado, mas a nossa atitude em relação a ele e o que foi feito, sim, pode ser mudado e devemos trabalhar nisso. A redenção é obra divina e como tal, está além do fator tempo; ela afeta nossa vida como um todo, passado, presente e futuro. A graça de Deus é a graça de Deus!

Senhor, graças devemos render em todo tempo e lugar, por tudo que está disponível à nós através da redenção que está em Cristo Jesus. Nossos pecados foram e muitos e todos eles podem ser perdoados e purificados todos os efeitos e marcas provocados em nossa vida. A redenção nos permite uma nova vida, com novos alvos e propósitos, grandes e eternos, pela misericórdia e bondade do nosso Deus. Jesus morreu por todos e seu sacrifício está disponível a todos que quiserem crer e receber pela fé. Oramos agradecidos, em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s