Disposição Para Fazer

Meditação do dia: 17/01/2021

E trazei-me vosso irmão mais novo, com o que serão verificadas as vossas palavras, e não morrereis. E eles se dispuseram a fazê-lo.(Gn 42.20)

Disposição Para Fazer O Sábio rei Salomão escreveu que há tempo para tudo debaixo do céu. Isso inclui tempo de agir e tempo de esperar para agir. Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu (Ec 3.1). Os irmãos de José tiveram três dias de descanso e meditação compulsórios, sem agenda e planejamento, mas também sem a possibilidade de fazer uma se desejassem. Eles estavam numa situação em que não tinham controle algum sobre suas ações. Mas é interessante ver que eles estavam dispostos a agir, assim que lhes fora sugerido algo a ser feito, eles se dispuseram a fazer. Isso é muito bom. Estamos lidando aqui com as circunstancias que a vida propõe e essas possibilidades podem nos aparecer em diversas oportunidades. Podemos pensar que não temos alternativas, ou fomos privados de nossa liberdade de escolher, mas também pode ser verdade que isso aconteceu porque em algum ponto da jornada, tomamos decisões que nos conduziram a isso. Pode ser o chamado “Efeito Borboleta.” Há situações em que não agir já é um tipo de ação; não decidir já é uma decisão e não fazer nada pode ser sim, estar fazendo muita coisa, inclusive coisas ruins e destrutivas. Como saber como e quando agir? O que mais sabemos e que nada sabemos! Como cristãos precisamos de sabedoria e discernimento espirituais, pois é isso que está nas promessas da Nova Aliança, que recebemos em Cristo Jesus. Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus (Rm 8.14). Nos capítulos finais do livro de Atos, temos a narrativa da atribulada viagem de Paulo à Roma, e que culminou em um naufrágio após dias e dias nos quais não se via raios de esperanças; mas Paulo estava seguro e confiante exatamente por conhecer os propósitos divinos para ele e para o Reino que estava sendo estabelecido. E, andando nós agitados por uma veemente tempestade, no dia seguinte aliviaram o navio. E ao terceiro dia nós mesmos, com as nossas próprias mãos, lançamos ao mar a armação do navio. E, não aparecendo, havia já muitos dias, nem sol nem estrelas, e caindo sobre nós uma não pequena tempestade, fugiu-nos toda a esperança de nos salvarmos (At 27.18-20). Paulo era um prisioneiro à caminho de julgamento diante do imperador de Roma; estavam embarcados num navio, agora praticamente desintegrado e sem a carga… mesmo assim, não era o fim e Paulo deveria agir como líder: Mas agora vos admoesto a que tenhais bom ânimo, porque não se perderá a vida de nenhum de vós, mas somente o navio.
Porque esta mesma noite o anjo de Deus, de quem eu sou, e a quem sirvo, esteve comigo, Dizendo: Paulo, não temas; importa que sejas apresentado a César, e eis que Deus te deu todos quantos navegam contigo.
(At 27.22-24). Vejam, quem de fato detinha a autoridade ali era Paulo – porque Deus confiou a ele todas aquelas vidas. Não tem à ver com cargos ou funções, poder ou autoridade, mas Deus estar no controle e querer que seus filhos e servos atuem para mudar as coisas. Se proponha a fazer alguma coisa!

Obrigado Pai de amor, por nos dar a oportunidade de atuarmos em ambientes hostis e onde aparentemente não temos influencia maior. Uma palavra vinda de ti é suficiente para mudar todas as coisas. Queremos estar em sintonia com a tua perfeita vontade e termos o discernimento verdadeiro para fazermos a diferença e vencermos em teu nome. Graças te damos pela vida e pelos desafios que ela proporciona a cada dia. Em Cristo podemos ser mais do que vencedores e trazer honra e glória ao teu santo nome e levar as fronteiras do Reino o mais distante possível. Pedimos essa sabedoria e esse discernimento em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s