O Irmão Mais Novo

Meditação do dia – 04/03/2021

“Levantando os olhos, José viu a Benjamim, seu irmão filho de sua mãe, e perguntou: É este o vosso irmão mais novo de quem me falastes? E disse: Deus seja benévolo para contigo, meu filho.” (Gn 43.29)

O Irmão Mais Novo – Numa família com muitos filhos existe sempre as reclamações entre os irmãos sobre o modo como foram criados pelos pais e quase sempre alegam que alguém foi privilegiado mais que outros. Como já sabemos, há coisas que não tem como ensinar, apenas se pode aprender. Dentre as diversas coisas estão a paternidade; ninguém aprende a ser pai ou mãe por ler livros ou receber informações de como as coisas funcionam; só mesmo quando os filhos chegam é que o aprendizado efetivamente começa. Podemos também dizer que o primeiro filho que faz a estreia dos pais nesse universo de coisas nova, vai servir também de laboratório para eles. Assim quando chegar a vez do mais novo, os pais já estão amaciados e já tem mais jeito no trato com gente pequena. Jacó teve uma dúzia de filhos, antes de José e Benjamim uma dezena de experiência já havia se passado; pode ser colocado nessa conta também o fato dos dois garotos serem filhos da esposa preferida; Raquel fora a garota dos sonhos e da paixão daquele homem. Acrescente ainda a fatalidade da morte prematura de Raquel justamente no nascimento de Benjamim. Tudo isso faz o caldeirão ferver e levar aquele pai a se apegar aos meninos. A separação traumática de José provocada disfarçadamente pelos irmãos com dolo e maldade, criando uma falsa verdade na vida de Jacó e Benjamim, que foram levados à acreditar que José fora morto e despedaçado por feras. Acredito que isso possa ajudar pessoas que tiveram suas histórias marcadas por tragédias e separações familiares, sem que pudessem ter voz ou oportunidade de escolhas. Outros tantos foram ou se viram abandonados pelos pais e nas suas mentes e corações nada justificaria e as explicações nunca foram suficientes ou mesmo dadas. Não é muito parecido com os relatos de José e Benjamim? Mesmo Jacó sendo uma pessoa de posses e meios de investigar ou ser um homem de Deus com uma vida de oração e comunhão muito íntima com Deus ainda assim ele não soube de nada. Deus estava escrevendo um capítulo importante da história do seu povo e também construindo a obra da redenção e tudo que aconteceu foi para um fim proveitoso e no devido tempo todos perceberam que aquele era o meio certo e da maneira certa. Sua vida e sua história pode não ser o típico conto de fadas ou de mundo encantado, iniciando com “era uma vez,..” e com final o de “e todos foram felizes para sempre…” mas ainda assim Deus te ama e cuidou de você e o trouxe até aqui. Levante-se e siga em frente, liberando perdão e bênçãos para tudo e todos, incluindo-se a si mesmo. Deus é contigo, escreva uma nova história e seja o protagonista dela; não seja coadjuvante em sua própria história.

Senhor, obrigado pela minha vida e a minha história. Agradeço muito pela família da qual faço parte e sei que foi o ideal pra tudo que planejaste para min. Sou grato por todos eles e com exceção dos erros e pecados, tudo o mais foi particularmente maravilhoso. Sou e somos, cada um de nós responsáveis pela nossa vida e nossa história. Em Cristo podemos reescrever aquilo que não estava bom ou foi corrompido pelo pecado. Obrigado pelo perdão e restauração de Deus para comigo, em nome de Jesus, amém.

 Pr Jason

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s