Nota de Falecimento

Meditação do dia: 13/042021

“E nós respondemos: Sim, meu senhor, nosso pai é idoso e tem um filho mais novo nascido em sua velhice. O irmão desse filho, por parte de pai e mãe, morreu. Ele é o único filho de sua mãe, e nosso pai o ama muito.” (Gn 44.20)

Nota de Falecimento – A história que estava sendo contada para José era muito triste e comovente. Tragédias sucessivas em uma família lá da terra de Canaã. O governador poderia estar demonstrando simpatia por aquela narrativa de um jovem senhor que o colocava à parte dos infortúnios que os conduziram até aquele momento difícil ali na sua presença. Essa ladainha toda poderia ser mais convincente se José não fizesse parte dela, como uma das pessoas que causaram os sofrimentos. Judá agora fala abertamente quem sabe pela primeira vez sobre seu irmão que para eles estava dado como morto. Nas cidades pequenas no interior do Brasil é comum um sistema de comunicação entre os moradores que notifica a morte de alguém e convida para o velório e sepultamento. Como já é costumeiro, todos param o que estão fazendo para prestar atenção na notificação. Aqui Judá conta para José a versão deles e assim ele ouve sua própria nota fúnebre que trouxe tanto pesar ao pai e ao irmão mais novo. Exercitando a minha mente fértil, me vejo observando o comportamento do governador do Egito tentando acreditar no inacreditável. Certamente mais tarde, em off ele deve ter perguntado sobre os detalhes de como a farsa da morte dele fora montada. Incrível como uma única história pode ser vista e contada por diferentes ângulos e todos acreditarem cada um a seu modo. Sabemos que em algum momento essa conta não vai fechar. Vejamos: Para os dez irmãos havia uma verdade verdadeira mas que não podiam comprovar o final dela, mas precisavam criar um  e criaram. Para Benjamin, a versão contada em casa logo na chegada deles do campo, sem José e com a capa suja de sangue, fazia sentido e dava uma causa provável. Para José só tinha certeza dos seus próprios sofrimentos desde então e não justificáveis, mesmo diante da intolerância demonstrada contra ele. Muitos de nós depois de adultos descobrimos que alguns fatos de nossas vidas e familiares tomaram novos aspectos com a verdade vindo à tona. Então precisamos da ministração da graça de Deus, da liberação do perdão, a busca pela reconciliação, a restituição espiritual e a cura interior. Que bom que em Cristo há provisão para tudo isso.

Senhor, obrigado por reescrever a minha história e me ajudar a ver a vida do teu ponto de vista. Graças pela redenção que há no sangue de Jesus. Oramos abençoando as pessoas que se identificaram com alguma coisa e querem cura e restauração, que a tua bênção chegue em cada coração, em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s