Sem Se Conter

Meditação do dia: 25/04/2021

“Então José não se podia conter diante de todos os que estavam com ele; e clamou: Fazei sair daqui a todo o homem; e ninguém ficou com ele, quando José se deu a conhecer a seus irmãos.” (Gn 45.1)

Sem Se Conter – O auto controle é uma virtude muito valorizada em qualquer lugar do mundo. Quem possui uma autodisciplina forte, leva vantagem sobre as situações que a vida se lhe apresenta. Sendo que todo mundo possui emoções e fazem uso delas diariamente, isso torna os mais determinados e disciplinados a se sobressaírem sobre os demais. Quem de nós nunca passou por uma situação ou evento muito impactante e gostaríamos de sair correndo para contar à alguém o que aconteceu? Aqui, no nosso texto de hoje, estamos presenciando uma cena dessas; José vinha testando os limites de seus irmãos ao máximo, mas também estava sendo exposto a um alto nível de pressão emocional. Por mais bem disciplinado que ele fosse, e como suas intenções estavam sendo bem encaminhadas, ele mesmo não via a hora de botar um ponto final naquela encenação todo e dizer quem era e correr para o abraço. É interessante que o tipo de pressão imposta aos irmãos, também exercia pressão sobre ele, porque quando mais nítido ficava as observações, maior era o desejo dele de se revelar; mas a cada nova etapa de prova, seu coração e suas emoções o empurravam para a possibilidade de ficar incapaz de se conter. E ficou! Até José, o governador do Egito tinha limites do que poderia suportar e quando se chega ao máximo, os próximos passos podem ficar comprometidos. Evitar estragar tudo e deixar o fluxo emocional se esvair pelos meios certos é sinal de sabedoria e equilíbrio. Ele viu que as reações dos seus irmãos eram sinceras e que as explicações deles faziam sentido, e do lado deles também havia limites que poderiam se tornarem insuportáveis e se viesse a estourar, poderia por à perder todas as conquistas conseguidas até então. Outra verdade importante, é que José tinha consciência de que ele estava encenando com os irmãos; fora iniciativa sua colocar dinheiro nas bagagens deles e agora, a taça pessoal fora colocada na bagagem de Benjamim, então de sua parte era fictício, mas do lado deles, era um pesadelo na vida real tudo aquilo que estava acontecendo. Era hora de fechar as cortinas e começar uma nova história. Duas aplicações me fazem pensar hoje: Quais meios justificam nossas ações para coletar dados e informações para um projeto pessoal? Não menos importe, é saber a hora de parar. Isso pode ser aplicado em todos e quaisquer setores de nossas vidas. Aqui, posso até lembrar um conceito do qual gosto muito, onde costumo dizer, que uma pessoa é o que é até resolver deixar de ser.

Pai amado, obrigado por ensinar sobre limites que devemos estabelecer e manter e alguns que nunca devem ser ultrapassados. Assim, o teu Santo Espírito é um amigo fiel e um consolador eficiente, que nos conduz ao aprendizado e serviço útil ao Corpo de Cristo e ao Reino de Deus. Somos chamados a crescer e nos apresentar diante do teu trono de graça, para recebermos ajuda em tempo oportuno, sendo que hoje é esse tempo. Obrigado em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s