Conversa de Gente Grande

Meditação do dia: 27/06/2021

“Depois disse José a seus irmãos, e à casa de seu pai: Eu subirei e anunciarei a Faraó, e lhe direi: Meus irmãos e a casa de meu pai, que estavam na terra de Canaã, vieram a mim!” (Gn 46.31)

Conversa de Gente Grande – A simplicidade é a maior sofisticação! Grandes artistas e especialistas em diversas áreas, concordam que em muitas ocasiões, “menos é mais!” ao observarmos a natureza em toda a extensão da criação de Deus, percebemos essas evidencias por todos os lados. Processos extremamente simples controlam muita coisa, que se for reproduzida artificialmente, é bastante complexo. Não precisamos ir muito longe, observemos o corpo humano, seu próprio corpo; veja a simplicidade dos movimentos que os diversos membros executam. Caminhamos com uma naturalidade e sem esforços sob pisos de diferentes níveis. Agora observe os movimentos de um robô! A primeira coisa que dizemos é que é MECÂNICO. É artificial, e para superar um pequeno desnível, é preciso elaborados mecanismos de adaptação. Já parou para observar os movimentos dos dedos das mãos? Que simplicidade e quantas possibilidades de utilização! Gostaríamos que a maior parte das coisas ao redor de nós fossem simples e práticas, mas não o são. Organizados em sociedade, comunidades diferentes e de interesses múltiplos, nos vimos obrigados a regular tudo com leis, regras, padrões, hierarquias, controles e domínios e cada vez nos envolvemos mais e a complexidade só aumenta. Com a maravilha da tecnologia, veio também a facilidade do abuso pelas mentes doentias e novos crimes e desvios até antes impensáveis, agora tornam-nos reféns de senhas, algorítimos, confirmações e por aí vai. A civilização precisou criar o estado para facilitar e agora ele vira um grande, gordo e lento elefante que devera tudo e pisoteia o que sobre e para piorar não tem como se livrar dele mais. Mesmo nos dias de José, ainda que muitas coisas fossem mais simples do que percebemos na atualidade, ainda assim, certas formalidades eram necessárias. Faraó e toda a elite egípcia amavam a José e eram gratos a ele e abriram as portas para que sua família fosse trazida de Canaã e se instalassem nas terras de melhores condições para a vida agropastoril deles. Quando chegaram, receberam a primeira visita de José que lhes apresentou as boas vindas e tranquilizariam seus corações nessa fase de imigração em terras então desconhecidas. Mas José disse-lhes que precisava se apresentar ao Faraó e cumprir formalidades burocráticas com respeito à posse de terras, propriedades, trabalhos e ocupações diversas. Essa etapa, era conversa de gente grande, tipo, José e Faraó. Essas coisas também faziam parte da bênção de Deus e cumprir formalidades não é apenas atividades seculares e alienadas da vida espiritual. Foi assim que os primeiros cristãos foram instruídos no começo da vida da igreja. “Toda a alma esteja sujeita às potestades superiores; porque não há potestade que não venha de Deus; e as potestades que há foram ordenadas por Deus” (Rm 13.1). Andar e servir dentro  da legalidade e cooperar para o bem de toda a sociedade da qual fazemos parte como comunidades locais é sábio e prudente.

Senhor, nós somos gratos pela vida e as possibilidades que ela nos apresenta para servir ao Senhor, servindo também ao próximo e cooperando para o desenvolvimento e o bem-estar de todos. Estamos cientes de que a primazia e a prioridade da obediência é ao Senhor e aos teus justos juízos. Pelo temor do Senhor, abençoaremos as pessoas e contribuiremos com a nossa comunidade local, porque aqui fomos colocados para sermos sal e luz e florescer e produzir com abundancia e servirmos de modelo de boa mordomia e que a tua vontade faz diferença em nossas vidas. Agradecemos por isso, em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s