Limite Extremo

Meditação do dia: 10/07/2021

“E acabado aquele ano, vieram a ele no segundo ano e disseram-lhe: Não ocultaremos ao meu senhor que o dinheiro acabou; e meu senhor possui os animais, e nenhuma outra coisa nos ficou diante de meu senhor, senão o nosso corpo e a nossa terra;” (Gn 47.18)

Limite Extremo – Pessoas são importantes e todas as coisas servem para o benefício de pessoas, senão deixa de ser utilidade e passa a ser exploração. Deus ama pessoas e fez e criou coisas e recursos para que o ser humano tivesse sua condição de honra e respeito preservadas. Crises, são situações que aparecem e tem lá suas razões e utilidades.  Quando se observa a natureza, percebe-se que ela tem o seu curso natural e cria seus próprios mecanismos de preservação e autopurificação. A intervenção humana causa mais danos irreparáveis do que as catástrofes e eventos de desastres naturais. Já se sabe que os incêndios florestais são cíclicos e cumprem funções importes no equilíbrio da fauna e flora. Sabe-se que tufões e furacões e tempestades também são mecanismos da natureza de corrigir distorções. As cadeias alimentares entre os animais, cumprem funções de preservação e equilíbrio, já que eles só o fazem para alimentação ou defesa. Não defendo a tese de que o homem é um mal ou desajustado dentro de ecossistema. Sou cristão, sou criacionista e tenho a Bíblia como minha regra de fé prática. Quando leio minha Bíblia, encontro respostas e soluções que estão escritas ali desde antes do homem andar para frente. Os preceitos divinos dados aos povos antigos, que chamamos de “veredas antigas” reafirmam o sistema de governo e administração dados por Deus para o máximo de produtividade com o mínimo de desgaste e danos possíveis, com os devidos meios de reciclagem e renovação. “Assim diz o Senhor: Ponde-vos nos caminhos, e vede, e perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho, e andai por ele; e achareis descanso para as vossas almas; mas eles dizem: Não andaremos nele. (Jr 6.16). As leis de uso de solo e extratividades dadas aos israelitas no êxodo, contemplavam tudo que as atuais “modernas e científicas boas práticas” pregam. É o pecado e suas consequências que produzem muitas desigualdades e sistemas opressores sociais e espirituais, como pano de fundo para as verdadeiras atividades e intenções daquele que veio para roubar, matar e destruir. Foi isso e desse modo que ele apresentou argumentos a Deus contra Jó. “Então respondeu Satanás ao Senhor, e disse: Porventura teme Jó a Deus debalde? Porventura tu não cercaste de sebe, a ele, e a sua casa, e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste e o seu gado se tem aumentado na terra. Mas estende a tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema contra ti na tua face” (Jó 1.9-11). A ligação, é que “as circunstancias” levaram a população egípcia a entregarem tudo o que possuía, para preservarem suas vidas. Aquela crise criou mudanças e sistemas novas surgiram e tiveram que se adaptarem. Nossa fé é uma condição excelente para nos guiar para soluções boas e seguras, sob os cuidados de Deus. Se não somos salvos DA crise, certamente o seremos NA crise. Antes de sermos servos das circunstancias, já o somos de Deus e no seu infinito amor e cuidado é poderoso para nos conduzir em todo tempo.

Senhor, agradecemos pelos cuidados e proteção em cada dia e em cada nova situação que se nos apresentam. Cremos na tua fidelidade e no poder que tens para reverter, mudar ou transformar o que for necessário para que a tua perfeita vontade se estabeleça. Nada nos faltará, como nosso pastor e sendo fiéis na observância dos teus preceitos e administrando com fidelidade os recursos que nos entrega. Agradecemos por tudo em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s