Pr Jason
Meditação do dia: 15/08/2021
“Passados, pois, os dias de seu choro, falou José à casa de Faraó, dizendo: Se agora tenho achado graça aos vossos olhos, rogo-vos que faleis aos ouvidos de Faraó, dizendo:” (Gn 50.4)
Dias de Choro – Nas palavras do sábio rei Salomão, há tempo para todas as coisas debaixo do céu. “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou” (Ec 3.1,2). Quero pensar juntamente com vocês sobre o momento ou o tempo de cada um de nós. me refiro também e mais especificamente à experiencia pessoal e individual pela qual passamos e naquele momento nos encontramos de certa forma afetados. As experiencias boas, agradáveis e de grandes realizações nos permitem uma alegria e euforia que contagia a muitos ao nosso redor. Também há os momentos tristes e de perdas, que nos mergulham em vales emocionais de tristeza e choro. Costumo dizer que o mesmo sol que amolece a cera, também endurece o barro – isto quer dizer que cada pessoa é afetada ou reage de forma diferente por um mesmo evento. O luto por exemplo, vem para uma família e cada um dos membros ali reagem de certa forma; isso é real, precisa ser respeitado e todos receberem apoio e carinho. Alguns no momento se comportam de forma serena, respeitosa e procura agir para facilitar todo processo e amparar os demais. Outros desabam logo de início e logo se recuperam; enquanto outros irão sentir e manifestar só mais dias à frente. José e os seus irmãos fizeram esse caminho, com relação ao luto por seu pai. Mas chegou o momento de “terminar” os dias de choro; Esse também é um momento importante para a pessoa. Não se pode ficar apegado sem querer deixar que vida prossiga, mas também não pode ser desapegado à ponto de não haver o devido respeito e consideração para os demais. José fez o seu bom trabalho e prestou suas homenagens e respeito à figura de seu pai e foi respeitado por isso, deixando para tomar as providencias administrativas e pedidos ao soberano do Egito para pudesse também ser agraciado com a condição de cumprir sua palavra empenhada ao pai sobre a destinação final de seus restos mortais. O que cremos é muito importante e determina os passos que precisamos dar. Isso fecha um circulo e um ciclo de suma importância. Quando não se encerra etapas, elas ficam em abertas e essas lacunas emocionais tendem a afetar o andamento da vida dali em diante. Por isso que se recomenda fazer os devidos acertos e manter as coisas em dia para que quem parte vá em paz e sem pendencias e quem fica, possa prosseguir sem culpas e ressalvas. As lembranças que ficam devem ser boas e sem não o forem, não devem produzir peso e ser um fardo emocional para ninguém. Aqui, o lema do exército brasileiro cai bem: “missão dada é missão cumprida!”
Senhor, obrigado pelos momentos difíceis, mas pela graça misericordiosa que acompanha os teus filhos e nos facilitam andar em fé, viver pela fé e descansarmos na fé e na esperança de tenha alguém muito especial cuidando de nós e de tudo que nos diz respeito. Agradecemos pela vida e tudo de bom que ela nos trouxe e que podemos servir as pessoas ao nosso redor. Em nome de Jesus, amém.
Pr Jason