Dias de Choro

Pr Jason

Meditação do dia: 15/08/2021

“Passados, pois, os dias de seu choro, falou José à casa de Faraó, dizendo: Se agora tenho achado graça aos vossos olhos, rogo-vos que faleis aos ouvidos de Faraó, dizendo:” (Gn 50.4)

Dias de Choro – Nas palavras do sábio rei Salomão, há tempo para todas as coisas debaixo do céu. “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou” (Ec 3.1,2). Quero pensar juntamente com vocês sobre o momento ou o tempo de cada um de nós. me refiro também e mais especificamente à experiencia pessoal e individual pela qual passamos e naquele momento nos encontramos de certa forma afetados. As experiencias boas, agradáveis e de grandes realizações nos permitem uma alegria e euforia que contagia a muitos ao nosso redor. Também há os momentos tristes e de perdas, que nos mergulham em vales emocionais de tristeza e choro. Costumo dizer que o mesmo sol que amolece a cera, também endurece o barro – isto quer dizer que cada pessoa é afetada ou reage de forma diferente por um mesmo evento. O luto por exemplo, vem para uma família e cada um dos membros ali reagem de certa forma; isso é real, precisa ser respeitado e todos receberem apoio e carinho. Alguns no momento se comportam de forma serena, respeitosa e procura agir para facilitar todo processo e amparar os demais. Outros desabam logo de início e logo se recuperam; enquanto outros irão sentir e manifestar só mais dias à frente. José e os seus irmãos fizeram esse caminho, com relação ao luto por seu pai. Mas chegou o momento de “terminar” os dias de choro; Esse também é um momento importante para a pessoa. Não se pode ficar apegado sem querer deixar que vida prossiga, mas também não pode ser desapegado à ponto de não haver o devido respeito e consideração para os demais. José fez o seu bom trabalho e prestou suas homenagens e respeito à figura de seu pai e foi respeitado por isso, deixando para tomar as providencias administrativas e pedidos ao soberano do Egito para pudesse também ser agraciado com a condição de cumprir sua palavra empenhada ao pai sobre a destinação final de seus restos mortais. O que cremos é muito importante e determina os passos que precisamos dar. Isso fecha um circulo e um ciclo de suma importância. Quando não se encerra etapas, elas ficam em abertas e essas lacunas emocionais tendem a afetar o andamento da vida dali em diante. Por isso que se recomenda fazer os devidos acertos e manter as coisas em dia para que quem parte vá em paz e sem pendencias e quem fica, possa prosseguir sem culpas e ressalvas. As lembranças que ficam devem ser boas e sem não o forem, não devem produzir peso e ser um fardo emocional para ninguém. Aqui, o lema do exército brasileiro cai bem: “missão dada é missão cumprida!”

Senhor, obrigado pelos momentos difíceis, mas pela graça misericordiosa que acompanha os teus filhos e nos facilitam andar em fé, viver pela fé e descansarmos na fé e na esperança de tenha alguém muito especial cuidando de nós e de tudo que nos diz respeito. Agradecemos pela vida e tudo de bom que ela nos trouxe e que podemos servir as pessoas ao nosso redor. Em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s