Eu Sou o Que Sou

Meditação do dia: 19/01/2022

“E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.” (Êx 3.14)

Eu Sou o Que Sou – Creio que não apenas eu, mas uma significativa parte dos cristãos, amam conhecer a Deus e isso especialmente pelas revelações das Escrituras. Sabemos que todas as manifestações divinas no nosso Antigo Testamento, eram na verdade, manifestações de Deus na pessoa de Jesus pré-encarnado. Pois baseando-nos nas palavras do Evangelho de João, isso nos parece totalmente plausível. “Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou” (Jo 1.18). Por isso, os nomes de Deus podem ser explicados em Jesus. Na Bíblia se conhece a Deus por meio de muitos nomes. Jesus, o Verbo, nos ajuda a entendê-los porque Ele é a fiel expressão de Deus. EU SOU – Quando Deus chamou a Moisés para conduzir seu povo, Moisés lhe perguntou seu nome. Deus lhe respondeu: “EU SOU O QUE SOU.” Deus falou a Moisés que dissesse ao povo que “EU SOU” o havia enviado. Este nome nos diz que Deus é eterno, imutável, sempre presente. Nele não há engano. Ele é o que é, e faz o que se propõe fazer. Podemos confiar nele. Em essencia, o que Deus é?  O que ele faz? Essas perguntas são respondidas por Jesus em seus sermões registrados no Evangelho de João. Em oito ocasiões, Jesus aplica a si mesmo o nome de Deus “Eu sou.” Numa dessas vezes, Jesus faz uso desse nome para descrever sua própria natureza eterna, nos dizendo que Ele já existia antes de Abraão. Nos outros casos, Jesus se vale deste nome para explicar o caráter de Deus e o seu próprio, mostrando o que Deus faz em favor de quem se achega a ele. O grande “EU SOU” satisfará todas as nossas necessidades. Oito “EU SOU” no Evangelho de João: 1. EU SOU o pão da vida – Jo 6.35. 2. EU SOU a luz do mundo – Jo 8.12. 3. Antes que Abraão existisse EU SOU – Jo 8.58. 4. EU SOU a porta – Jo 10.9. 5. EU SOU o bom pastor – Jo 10.11. 6. EU SOU a ressurreição e a vida – Jo 11.25. 7. EU SOU o caminho a verdade e a vida – Jo 14.6. 8. EU SOU a videira verdadeira – Jo 15.1.  Aqui nessa meditação estou dando um pequeno esqueleto, ou esboço e vocês podem à critério, desenvolverem seus próprios estudos bíblicos e ou meditações particulares utilizando esses temas, que são de fato muito preciosos e edificantes.

Senhor, Obrigado pelo privilégio de conhecer ao Senhor, através das revelações do teu santo nome. Obrigado pela luz que o Espírito Santo pode jogar sobre nossas mentes e corações e assim, podemos ir além daquilo que racionalmente poderíamos conseguir por nós mesmos. Reconhecemos a santidade e a grandeza do teu nome, o poder que ele tem e os grandes benefícios que ele pode nos conceder, pela fé. Oramos agradecidos em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s