O Deus de Vossos Pais

Meditação do dia: 21/01/2022

“E Deus disse mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O Senhor Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó, me enviou a vós; este é meu nome eternamente, e este é meu memorial de geração em geração.” (Êx 3.15)

O Deus de Vossos Pais – Vamos ter a oportunidade ainda que de leve, voltar a pensar biblicamente sobre gerações, um tema que me é muito querido. É muito forte no meu coração a tese de que toda pessoa tem uma história; sempre que vemos uma pessoa, podemos ter certeza que por trás tem uma história, um contexto de vida, de amizade, de amores, de conquistas e experiencias. A Bíblia é um livro de famílias, de gerações e legados. Como meditamos ontem, a história da redenção foi escrita por vidas chamadas por Deus para construírem um pedacinho cada um, mas que ao cabo dos tempos, tudo estava pronto. Em todo contexto histórico das civilizações, a família sempre foi comum a todos, e Deus sempre trabalhou através das famílias. No texto de hoje, Deus se revela a Moisés como um Deus de famílias, ele era ali, e ainda hoje, o Deus de Abraão, de Isaque e de Israel. A essas pessoas ele fez e ratificou promessas. Agora que estava num momento crucial dentro do seu projeto, Moisés estava sendo levantado e por trás daquele homem de oitenta anos, ex-príncipe do Egito, havia toda uma história de patriarcas confiantes de que Deus cumpriria as promessas de um dia virem a serem livres, voltarem à posse de sua Terra Prometida. Gosto de pensar nisso, porque não somos descontextualizados, não somos isolados e nem estamos inovando nada. Deus está construindo uma história, um reino e você e eu somos parte ativa disso. Independente do tamanho ou proporção de nossas atividades, o que realmente importa é sermos fiéis e comprometidos Deus e seu plano. Me preocupa a grande perda de vínculos com a igreja, com Deus e com o Evangelho pelas novas gerações. Os frutos não estão permanecendo firmes por mais de uma ou duas gerações. Não é uma questão de culpa de alguém ou alguma coisa; é uma questão de responsabilidade com o sagrado. Tal qual em alguns episódios da história dos hebreus, onde os pais experimentaram o poder de Deus; os filhos viram o mover de Deus, os netos ouviram falar do agir de Deus e os bisnetos não mais conheciam a Deus. Oremos, mas vamos trabalhar para corrigir o quanto antes o curso da nossa participação na história.

Senhor, obrigado por seu o Deus de nossos pais, mas mais do que isso, precisa ser o meu Deus e o Deus de meus filhos. O Evangelho que recebemos é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê. A mensagem que recebemos para comunicar é poderosa em Deus e Jesus estará conosco todos os dias até a consumação dos séculos. Oramos agradecidos em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s