O Deserto

Meditação do dia: 03/02/2022

“E ouvirão a tua voz; e irás, tu com os anciãos de Israel, ao rei do Egito, e dir-lhe-eis: O Senhor Deus dos hebreus nos encontrou. Agora, pois, deixa-nos ir caminho de três dias para o deserto, para que sacrifiquemos ao Senhor nosso Deus.” (Êx 3.18)

O Deserto – Fui buscar uma definição técnica ou acadêmica para a palavra “deserto,” embora saibamos o que é, sempre podemos aprender mais ao aprofundar no sentido da palavra ou nos aspectos macros e micros e esses detalhes nos dão maior compreensão. Por isso mesmo não despreze um bom dicionário. “Deserto é uma área com baixa umidade e pouca ou nenhuma chuva. Principais características: O solo do deserto é pouco fértil e formado, principalmente, por areia e rochas. … Portanto, a amplitude térmica (diferença entre a temperatura mais baixa e a mais alta) nos desertos é muito elevada.” O nosso livro sagrado tem inúmeros registros sobre ações e acontecimentos no deserto, sendo a maior delas a experiencia do êxodo hebreu, que durou quarenta anos, num trajeto que poderia ser feito em questão de meses. Os grandes homens e líderes descritos na Bíblia tiveram experiencias no deserto: Abraão, Isaque, Jacó, Moisés, Josué, Elias, Davi, João Batista, Jesus, Paulo e muitos outros. Olhando a definição, podemos ver claramente que é uma metáfora perfeita para ensinar sobre a vida verdadeira de dependência de Deus e muito crescimento espiritual estilo “imersão” ou “intensivão.” Porque Deus levou e leva todos os seus filhos em treinamento a viver um período de deserto? Sendo um tanto ácido, Jason diria: “É porque o deserto acaba com a raça de qualquer um!” O deserto é muito democrático e pedagógico nas suas ações. Olhando a definição, vemos inicialmente que lá no deserto há baixa humidade ou nenhuma chuva. Esses recursos fazem parte da nossa comodidade e bem-estar. O solo do deserto é areia e pedras e pouquíssima fertilidade. Elementos abrasivos, desgastantes e pouco acolhedores. Temperatura vai aos extremos em menos de vinte e quatro horas, todos os dias. Então podemos pensar que aventurar-se no deserto sem provisões adequadas é extremamente arriscado. O deserto tem suas próprias regras e exige respeito. Quando Deus conduz alguém a uma experiencia de deserto, certamente essa pessoa será triturada, moída e esvaziada de seus recursos naturais e ele terá que depender muito da pessoa e presença de Deus. Quando mais se adentra ao deserto, mais necessário é a aproximação e intimidade com Deus. Uma lição muito valiosa para quem está ou irá para o deserto com Deus, é que o Senhor não quebrará as leis do deserto, mas proverá dentro delas e utilizará aquelas condições para revelar seu poder e atrair a nossa confiança na sua fidelidade. Estar num deserto de treinamento espiritual, ciente de que Deus está conduzindo o processo é básico e reconfortante. É preferível estar no deserto com Deus do que no paraíso com o inimigo. Havendo obediência e seguindo as instruções, a experiencia de adorar e servir a Deus no deserto é bênção pura, é milagre atrás de milagres e provisões sobrenaturais com aprendizagem de tempo integral. Ouvi esses dias uma frase num determinado filme que cabe bem aqui: “Nas experiencias de lutas e guerras a gente vence ou aprende!” todos, inclusive eu pensava que a gente “vence” ou é “derrotado.” Até nos consolamos dizendo que “perdemos uma batalha mas vamos vencer a guerra.” E pode acontecer que um dos lados faça 2 x 0; vence a batalha e depois a guerra, assim alguém perde a batalha e depois a guerra. Mas com Deus no deserto, vencemos e aprendemos. Deus quer que o seu povo tenha uma experiencia de três dias de caminho no deserto para servi-lo e adorá-lo. Ele providenciará tudo que precisarmos.

Pai, obrigado pelo convite para adentramos no deserto; com a tua presença, iremos sim, e aprenderemos mais com a tua graça e misericórdia. Ali será uma lugar de aprendizagem e crescimento e não de aniquilação. Não fomos salvos, libertos e cheios do Espírito Santo, para depois sermos consumidos no deserto. Somos daqueles que vencem, que perseveram e aprendem. Obrigado Espírito Santo por nos guiar a grandes experiencias com Deus e com o sobrenatural de Deus e sairmos mais fortes e capazes do que entramos. Agradecidos somos, em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s