Possibilidades Extras

Meditação do dia: 03/03/2022

“E se acontecer que ainda não creiam a estes dois sinais, nem ouvirem a tua voz, tomarás das águas do rio, e as derramarás na terra seca; e as águas, que tomarás do rio, tornar-se-ão em sangue sobre a terra seca.” (Êx 4.9)

Possibilidades Extras – Nesse mundo em transformações, a única coisa permanente são as mudanças. O mesmo se pode dizer das pessoas, ao mesmo tempo que tudo parece ser uma mesmice, uma acomodação letárgica, ainda assim as pessoas mudam de posição, ainda que seja para não mudarem de posição. Eu explico: As pessoas querem mudanças em suas vidas, mas não querem arcar com o incômodo que toda mudança produz. Os hebreus estavam cansados da escravidão, sofrimento e exploração e pediram por libertação, reivindicando as antigas promessas, ou as promessas feitas aos antigos antepassados; quando chegou a hora de mudar, eles queriam, mas não queriam mais. OP técnico Wanderley Luxemburgo costuma dizer que “as vezes o medo de perder tira a vontade de ganhar.” Deus sabia dessa disposição do coração deles e quis preparar a Moisés para lidar com esse fator de frustração, antecipando-lhe os fatos e lhe dando um arsenal maior de possibilidades. Me recordo da experiencia desse mesmo povo, muitos anos depois, nos tempos do profeta Jeremias, entrando novamente em cativeiro depois de muitos anos de liberdade e vivendo como nação bem sucedida; os poucos remanescentes que foram deixados na própria terra, estavam assustados e queriam uma orientação precisa da parte de Deus e por isso pediram ao profeta que consultasse a Deus por eles, com a promessa de que obedeceriam as instruções que lhes viesse em resposta. Mas não foi isso que aconteceu quando a palavra de Deus lhes foi envidada. “E sucedeu que, acabando Jeremias de falar a todo o povo todas as palavras do SENHOR seu Deus, com as quais o SENHOR seu Deus lho havia enviado, para que lhes dissesse todas estas palavras, então falaram Azarias, filho de Hosaías, e Joanã, filho de Careá, e todos os homens soberbos, dizendo a Jeremias: Tu dizes mentiras; o Senhor nosso Deus não te enviou a dizer: Não entreis no Egito, para ali habitar (Jr 43.1,2). Conhecemos bem o final dessa história, que é também o que acontece ainda hoje, com quem age pelos mesmos caminhos. Uma observação jaseneana: Eles não tinham capacidade para ouvir a voz de Deus, por isso pediram ajuda de Jeremias, um profeta conhecido e respeitado. Quando ele trouxe a palavra de Deus, eles imediatamente tinham “discernimento” e capacidade espiritual de interpretar que o profeta estava conspirando. Foram destruídos por suas próprias incoerências. Andar pela fé é um exercício espiritual que necessita de prática constante. Ninguém nasce sabendo, assim também ninguém amadurece em um único dia e com uma única experiencia. Não é em vão que temos uma vaticinação profética contundente: “Porque eu, o Senhor, não mudo; por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos” (Ml 3.6). Graças a Deus por sua imutabilidade!

Pai amado, somos gratos por fazermos parte da tua família especial, que é a Igreja, o Corpo de Cristo aqui na terra. Somos chamados ao crescimento e à maturidade espiritual através de andar em estreita relação de amizade e comunhão contigo. Somos gratos pela obra do Espírito Santo que nos guia a toda a verdade. Pedimos ajuda para lidarmos com a nossa inconstância e demora em aprender confiar em ti, embora tenhamos tantos testemunhos da grandeza e do poder do nosso Senhor nosso Deus. Misericórdia, oh Senhor, para que cresçamos a cada dia. Em nome de Jesus, receba a nossa oração, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s