Primogênito Por Primogênito

Meditação do dia: 1º/04/2022

“E eu te tenho dito: Deixa ir o meu filho, para que me sirva; mas tu recusaste deixá-lo ir; eis que eu matarei a teu filho, o teu primogênito.” (Êx 4.23)

Primogênito Por Primogênito – Moisés ainda estava à caminho de volta ao Egito e ainda estava compreendendo os muitos aspectos do seu trabalho que Deus o encarregara. Ainda assim, os propósitos divinos estavam em andamento e algumas coisas já estavam delimitadas. Faraó iria resistir bravamente em seu orgulho real em ceder à libertação de toda aquela mão de obra que servia aos seus propósitos. A sua vaidade em se colocar num patamar de divindade não o deixaria acatar ordens de um deus rival, que pretendia se apresentar libertado os seus escravos. Para os hebreus, Deus era a esperança no cumprimento de suas promessas feitas aos patriarcas, quando eram ainda apenas umas poucas pessoas que deixaram a terra de Canaã, prometida à Abraão, Isaque e Jacó. Eles eram o povo da promessa, exceto para Faraó e os egípcios. Vejamos nisso tudo aqui uma questão de identidade e destino, independente deles saberem todos os detalhes, isso não mudaria e nada a verdade eterna de Deus para eles. O mesmo vale para nós nos dias de hoje. Mesmo que alguém não saiba muito ou mesmo nada, sobre a sua identidade e o seu destino, isso não altera o amor de Deus e os seus planos para tal pessoa. Em Cristo, todos podem chegar à condição de filhos de Deus, e nessa condição, somos por demais preciosos diante de Deus e da eternidade. Israel era um filho, um primogênito para Deus e como Faraó estava disposto até a exterminar aqueles escravos, então Deus disse a Moisés que traçaria vida por vida, filho por filho; Faraó não tinha condições de proteger e salvar seu filho, mas Deus tinha plenas condições de salvá-los do Faraó e do Egito. Cada cristão precisa conhecer o seu lugar no Corpo de Cristo, sua identidade espiritual, para assim desfrutar dos benefícios e privilégios que tem como filho de Deus. Gosto de meditar e pensar naquilo que Deus planejou para todos nós e que está muito bem explicitado nas Escrituras e até fecho essa meditação com uma citação maravilhosa de Paulo na sua carta aos Romanos. “Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos” (Rm 8.29).

Obrigado Pai, por sua bondade e por nos acolher em Cristo, nos tornando seus filhos, podendo desfrutar dos privilégios que a obra da redenção em Cristo nos possibilita. Sou grato por tudo que posso conhecer do Senhor, que se revela nos corações através do Espírito Santo. Oramos em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s