Aliança Estabelecida

Meditação do dia: 16/05/2022

“E também estabeleci a minha aliança com eles, para dar-lhes a terra de Canaã, a terra de suas peregrinações, na qual foram peregrinos.” (Ex 6.4)

Aliança Estabelecida – Sendo em sua maioria, os leitores dessa meditação, já maduros na fé e de bom conhecimento bíblico, o que muito me alegra, fico muito à vontade para abordar de forma devocional, assuntos e temas importantes, sem precisar entrar nas raízes de tais temas, porque já o são de conhecimento pleno de todos. Podendo assim nos concentrar nas motivações devocionais da Palavra de Deus. Com isso também evitamos entrar em nuances doutrinárias ou culturais que as vezes podem divergir de um grupo denominacional para outro. Como acreditamos, Deus não faz acepção de pessoas e muito menos prefere uma denominação em detrimento de outra, lá no céu não tem isso, todos seremos batistas (kkkk, é brincadeira gente). Hoje falaremos sobre as alianças estabelecidas por Deus com o seu povo, no nosso texto, Deus diz a Moisés que ele estabelecerá alianças com os patriarcas. Nossa cultura ocidental não é movida por alianças, mas sim por contratos, e são coisas bem diferentes e distantes. Alianças são celebradas para não serem quebradas, e tem um peso muito grande no seu valor para com as partes envolvidas. Os descendentes normalmente ficam vinculados a elas e as cumprem mesmo quando lhe são onerosas. Os contratos são facilmente quebrados e em si mesmos já contém cláusulas de distrato. Para nós aqui no Brasil, por exemplo, entendemos o casamento como sendo uma aliança celebrada pelo casal diante de Deus, das testemunhas e igreja presente, isso é sagrado, é solene e é sério. Do ponto de vista civil, registrado em cartório ele é um contrato celebrado entre as partes e pode ser desfeito pela vontade ambos ou até mesmo de um só deles, com a anuência judicial. Quando Deus celebrou sua aliança com Abraão, Ele o fez com propósitos eternos e abrangentes a seus descendentes. “Naquele mesmo dia fez o Senhor uma aliança com Abrão, dizendo:  tua descendência tenho dado esta terra, desde o rio do Egito até ao grande rio Eufrates” (Gn 15.18). Nos termos dessa aliança, contemplava bênçãos materiais, como descendentes biológicos, uma terra para a nação futura se estabelecer e tudo que acompanha isso. Também estava os termos espirituais muito profundos, como a linhagem espiritual que conduziria até o nascimento do Messias e todos os benefícios da obra da redenção eterna. A fé de Abraão e o seu comprometimento com Deus e suas alianças, deu a nós, pela fé a participação nessa herança. “Sabei, pois, que os que são da fé são filhos de Abraão. Ora, tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti. De sorte que os que são da fé são benditos com o crente Abraão” (Gl 3.7-9). Aprofunde seus estudos sobre as alianças e viva os direitos que lhe pertencem pela fé em Cristo.

Senhor, agradecemos por fazermos parte do grande projeto eterno, que iniciou no teu coração e hoje nos é acessível pela fé em Cristo Jesus. Pedimos sabedoria, entendimento e discernimento para vivermos os valores do reino e desfrutarmos daquilo que já é nosso em tuas promessas. Somos agradecidos, em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s