Uma Terra

Meditação do dia: 17/05/2022

“E também estabeleci a minha aliança com eles, para dar-lhes a terra de Canaã, a terra de suas peregrinações, na qual foram peregrinos.” (Ex 6.4)

Uma Terra – Quando a promessa de Deus foi feita a Abraão sobre receber a Terra de Canaã por herança dele e de sua descendência, era um tempo em que nações não tinham o mesmo formato e estrutura como as conhecemos hoje. Canaã já era habitada e colonizada por muitos povos que ali se fixaram a muito tempo e foram formando pequenos reinos, cidades estados, com seus arredores de campos pastoris e agricultáveis para a subsistência da população. Certamente o mundo não era tão populoso e mesmo as grandes cidades não eram metrópolis como conhecemos atualmente. Muitas daquelas cidades antigas mencionadas na Bíblia ainda existem até hoje, rompendo com o tempo e se firmando na história de muitos povos, entre elas estão Jerusalém, Damasco, Hebrom, gaza e várias outras. Há citações bíblicas mais abrangentes que me chamam muito a atenção sobre a história antiga. Vejamos por exemplo, At 17.16 – “E de um só sangue fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados, e os limites da sua habitação.” Foi Deus que estendeu os limites de cada povo, o que significa que os lugares onde os povos estão estabelecidos lhes fora dado por Deus. A observação nos permite ver o quanto as pessoas gostam de sua terra natal e como isso é significativo para cada povo. Ainda que certos lugares sejam inóspitos, desérticos, difíceis de sobreviver e levantar sustento ali, ainda assim as pessoas nativas amam e lutam por aquilo e quanto ausentes sentem muita saudade. A terra é um bem precioso, independente da propriedade ou posse de alguma porção, o homem é da terra e voltará para ela e enquanto vive nesse intervalo, luta ardorosamente pela terra. Os povos e nações que por razões de conflitos e outras mais ficam alijados de seu território, sofrem muito e buscam se abrigar em algum lugar e procuram manter sua identidade e sobrevivência até conseguirem de volta seu lugar. Temos presenciados as lutas de povos como os Curdos, Bascos, Palestinos e outros mais que se sustentam como etnias, como na África e povos indígenas nas Américas. Como Deus pretende abençoar todas as famílias da terra através do Evangelho, sabemos então da importância de pregar o Evangelho a todos os povos. Um dia haverá justiça e retidão por aqui sob o governo de Cristo e então os povos todos trarão a honra e a glória a Deus. Quem viver, verá!

Senhor Deus e Pai, te louvamos por fazer todas as coisas para um propósito certo e no devido tempo, todas as coisas se tornarão claras e cumprirão suas vocações. Somos hoje a igreja do Senhor Jesus, com uma missão de levar as boas novas a todos os povos, todas as nações e estabelecer a justiça do seu reino entre os povos. Agradecemos a oportunidade e o privilégio de te servir. Oramos agradecidos em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s