Meditação do dia: 19/05/2022
“E eu vos tomarei por meu povo, e serei vosso Deus; e sabereis que eu sou o Senhor vosso Deus, que vos tiro de debaixo das cargas dos egípcios;” (Ex 6.5)
O Povo de Deus – Poucas pessoas tem um pleno conhecimento de tudo o que lhe está reservado pelo fato de ser filho de Deus. Na sua maioria os cristãos estão muito bem conscientes e firmes quanto a salvação, que ganharam pela fé em Cristo Jesus. Mesmo assim, muitos parecem entender a salvação como um bilhete ou ingresso para entrar no céu quando morrerem ou quando Jesus voltar. Pela grandiosidade dessa dádiva, suportam muitas provas e tribulações e também lhes foi ensinado que devem aguentar as pontas até esse dia chegar, com isso eles passam pela vida, sem saborear quase nada, porque entendem que o bom ou o que de fato lhes abençoam está na eternidade. Enquanto sobra religião para uns, falta piedade e conhecimento verdadeiros para se apropriarem da verdadeira vida. Quando Deus fez o anúncio à Moisés sobre a libertação dos filhos de Israel do cativeiro, eles gostaram da idéia, e entenderam que deixar de ser escravo de Faraó era uma ótima coisa e até merecia ser celebrado. Deus, o Deus de seus antepassados se revelar a Moisés e se dispor a livrá-los em cumprimento da promessa feita à Abraão, era muito bom e qualquer favor que ele cobrasse deles, seria justo e merecido. Até então eles não compreendiam a grandiosidade de ser e se tornar o povo de Deus. Uma exclusividade entre todos os povos. Tratamos isso como a grande necessidade de cada pessoa saber a sua identidade. Estar consciente de quem ela realmente é, pois é partindo desse ponto que se pode estabelecer o que a pessoa será, o que ela fará e como se realizará como pessoa. O Egito é mais velho que Israel como nação; a Grécia também; a Síria e alguns povos antigos que permanecem até os nossos dias, com sua identidade, território e sua cultura milenar. Mas nenhum desses todos, é tão solidificado, influente como Israel. Nenhum povo no mundo pode contar a sua história, incluindo o mover e o agir de Deus entre eles e sobre eles, como Israel. A promessa de Deus a Abraão e seus descendentes, chegou a nós, não biologicamente, mas pela herança legítima da fé em Cristo, que é descendente direto de Abraão e das alianças, tanto biológico quanto pela fé. É um delícia na vida entender o significa de que o justo vive da fé.
Senhor, agradecidos somos pela nossa fé em Cristo, que nos colocou como filhos de Deus, herdeiros e coherdeiros com Cristo. Somos embaixadores do Reino que jamais passará a outros povos e rei se assentará no trono para sempre. Obrigado pela nossa história. Em nome de Jesus, amém.
Pr Jason