Virou Bicho

Meditação do dia: 14/06/2022

“E o Senhor falou a Moisés e a Arão, dizendo: Quando Faraó vos falar, dizendo: Fazei vós um milagre, dirás a Arão: Toma a tua vara, e lança-a diante de Faraó; e se tornará em serpente.” (Ex 7.8,9)

Virou Bicho – Em termos de meditação cristã, inicialmente parece muito esquisito, estranho essa cena onde uma vara se transforma em uma serpente. Mesmo eu, criado no interior do Brasil, em zona rural, vendo e convivendo com cobras desde pequeno, e olha que já vi algumas bem grandinhas e até à minha adolescência, perdi a conta de quantas matei. (lembrando que naqueles tempos não era crime ambiental). Mas até hoje, não tenho nenhuma simpatia com víboras, sejam elas peçonhentas ou não. Cobra é sempre cobra e quero distancia de todas elas. A questão é que o Senhor Deus estava lidando com públicos distintos e por trás das pessoas e das coisas aparentes havia todo um contexto espiritual que a maioria não tinha a menor noção do que se tratava. Convencer um israelita do poder do Criador de todas as coisas não seria coisa difícil. Mas lidar com os egípcios cheios de magia, feitiçaria, com magos poderosos em feitos e truques; sacerdotes de deuses com práticas e rituais bem sinistros e um rei que se achava Deus e exigia a adoração e a veneração de todos os súditos. A minha linha de pensamento está seguindo na direção de que as posses de uma pessoa de Deus, normalmente são coisas simples, puras e pacíficas; não se espera que um cajado simples, lançado ao chão, se converta numa serpente. Mas aconteceu! É com isso que Moisés e Arão tinham que lidar. Coisas estranhas acontecem no dia a dia das nossas vidas e temos que lidar com cada uma delas. Há coisas que não temos explicações e para ser de fato honestos, precisamos encarar os fatos de que não temos todas as respostas prontas e instantâneas. Hoje, com a maturidade, estou muito mais consciente das minhas fraquezas e fragilidades, mesmo em termos de conhecimentos; hoje, eu sei que não sei muito, estou com mais perguntas do que respostas. Até gostei da colocação de que os sábios são cheios de dúvidas, enquanto os tolos são cheios de certezas. Lembrando também que Moisés e Arão estavam à serviço de Deus, representando-o diante de Faraó e tudo o que ele representava. Arão iria agir em obediência a Palavra de Deus, o que viesse a acontecer como resultado da vara ser lançada, não estava sob seu controle. Depois, ele ainda teria que pegá-la de volta, afinal, a vara era dele. Quais caminhos Deus vai tomar para realizar seus feitos e cumprir suas promessas? Não sabemos e ainda assim, poderemos confiar nele. Isso sim, é importante para nós, devidos a nossa condição de servo e instrumentos disponíveis em suas mãos.

Senhor, a nossa oração é por sabedoria e discernimento espiritual capaz de nos levar a uma compreensão da tua grandeza e do teu poder de salvar, de mudar as situações que afligem aqueles que confiam em ti. Somos gratos pela libertação e vitória sobre o pecado e o mundo. Oramos agradecidos em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s