Vai Pela Manhã

Meditação do dia: 19/06/2022

“Vai pela manhã a Faraó; eis que ele sairá às águas; põe-te em frente dele na beira do rio, e tomarás em tua mão a vara que se tornou em cobra.” (Ex 7.15)

Vai Pela Manhã – Nossa teologia nos dá uma condição boa de ver a vida e tudo que nela circula, como um conjunto completo, em plenitude. A mordomia cristã nos faz ver todas as coisas como pertencentes a Deus e nosso papel é agirmos como mordomos, despenseiros de tudo isso e prestaremos conta a Deus no devido tempo. Não temos uma permissão para declarar isso ou aquilo distintos de sagrado e secular. Tudo pertence a Deus e faz parte de seu amor e cuidado para nós. Somos filhos, adoradores, servos, mordomos, obreiros, agentes, embaixadores, participantes e beneficiários em tempo integral. Pode ser complicado de entender e assimilar com a razão e a lógica, mas é assim que a roda gira e como a banda toca. Também não temos uma hora mística boa ou ruim, dias bons ou ruins, para o cristão sexta-feira treze é acontece porque quinta-feira foi doze e sábado será catorze. Sextou como acontece a cada oito dias, não dá azar e não trás sorte. Meia noite para nós ocidentais é fim e início de um novo dia, não é misterioso, não tem energia astral ou astrológica, melhora ou piora. Não damos trela para misticismo barato, porque para nós Deus está no controle de tudo. “Falou Daniel, dizendo: Seja bendito o nome de Deus de eternidade a eternidade, porque dele são a sabedoria e a força;
E ele muda os tempos e as estações; ele remove os reis e estabelece os reis; ele dá sabedoria aos sábios e conhecimento aos entendidos. Ele revela o profundo e o escondido; conhece o que está em trevas, e com ele mora a luz”
(Dn 2.20-22). É muito rico e profundo as declarações de louvor e adoração proferidas pelo profeta Daniel, sobre a ação de Deus em lhe revelar algo impraticável entre os mortais, mas que ajudaria no propósito eterno, tal qual foi com José muitos anos antes no Egito. No Salmo 139, o autor descreve os atributos divinos em termos de onipotência, onisciência e onipresença no relacionamento com conosco, seus servos e adoradores. “Se disser: Decerto que as trevas me encobrirão; então a noite será luz à roda de mim. Nem ainda as trevas me encobrem de ti; mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa” (Sl 139.11,12). Moisés foi ordenado a comparecer pela manhã diante de Faraó, não porque há alguma conexão com horas ou tempos, mas para iniciar um processo de confrontação direta com Faraó no início de suas atividades diárias. Já que ele gostava de estar ali nas águas do rio, então seria por ali que Deus iria iniciar os trabalhos. Deus nunca dissocia o que fazemos daquilo que ele requer e trabalha em nossas vidas. Nosso trabalho, atividades quer de cunho produtivo, quer de lazer ou atividades espontâneas, nas relações sociais e familiares, tudo isso faz parte do que somos e fazemos e será nelas que haverá o mover de Deus para abençoar e prosperar, como será nelas que seremos chamados à responsabilidade e disciplina. Somos o que somos e fazemos o que fazemos e é nessas esferas que servimos a Deus ou desobedecemos e nos afastamos dele.

Deus amado, Senhor nosso e redentor de nossas vidas; te adoramos por ser quem és e cuidar de nós de forma tão perfeita, completa e amorosa. Obrigado pela obra da redenção que nos alcança onde estamos e como somos, para sermos tratados, aceitos e perdoados, para nos tornarmos teus filhos e à partir daí, vivermos em plena comunhão e amizade. Graças te damos pelo chamado de cada um para fazermos parte de um reino maior que nós mesmos e eterno, do qual somos herdeiros e embaixadores. Obrigado pela vida de Jesus, pela ação do Espírito Santo e pelo poder transformador de tua Palavra. Oramos com gratidão, em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s