Meditação do dia: 13/07/2022
“Então disseram os magos a Faraó: Isto é o dedo de Deus. Porém o coração de Faraó se endureceu, e não os ouvia, como o Senhor tinha dito.” (Ex 8.19)
Saber Nem Sempre Transforma – É uma ilusão gospel pensar que só porque alguém teve algum contato com a verdade é suficiente para processar mudanças transformadoras na vida dela. A verdade do Evangelho é semeada nos corações como vemos na parábola do semeador (Mt 13/Mc 4). Mas ali se percebe que a condição de coração é determinante para a frutificação da Palavra de Deus. Quando pensamos em evangelização, é bom entender que essas sementes precisam ser regadas abundantemente com oração e intercessão para que ao cair no solo do coração da pessoa endereçada, ela tenha condições de germinar e crescer até a frutificação. Claro que acredito que uma pessoa possa encontrar um folheto jogado ou esquecido e lê-lo e aquilo produzir uma conversão genuína. Mas certamente e é muito provável que essa pessoa tenha um intercessor pagando um preço por ela. Também reconhecemos que a liberdade de escolha do elemento humano também é um fator a ser considerado. “Deus amou o mundo de uma tal maneira que deu o seu filho unigênito para que todo aquele que nele crer, não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3.16). O pecador ouve e é trabalhado pelo Espírito Santo, mas ainda é senhor de sua vida e de suas escolhas. Ele escolhe abrir ou não o seu coração para a verdade e assim receber a vida eterna oferecida por Deus. Faraó foi informado pelos seus assistentes para assuntos espirituais, que o Deus dos hebreus estava mesmo envolvido nos sinais feitos por Moisés e Arão. E o que aconteceu? “Porém o coração de Faraó se endureceu, e não os ouvia…” É só faraó que endurece o coração para Deus? É só os não evangélicos que se fecham para a revelação da verdade? Não! Definitivamente não!
Senhor, obrigado por conhecer o coração humano e também enviar o teu Santo Espírito para nos convencer do pecado, da justiça e do juízo. Queremos nunca estar endurecidos de coração e entenebrecidos de entendimento, para recebermos as dádivas graciosas oferecidas em Cristo Jesus. Agradecemos por elas, em nome do Senhor Jesus, amém.
Pr Jason