Meditação do dia: 24/07/2022
“E Moisés disse: Não convém que façamos assim, porque sacrificaríamos ao Senhor nosso Deus a abominação dos egípcios; eis que se sacrificássemos a abominação dos egípcios perante os seus olhos, não nos apedrejariam eles?” (Ex 8.26)
Cultos Abomináveis – Não é só povos estranhos à fé bíblica que praticam cultos e rituais que desagradam a Deus. Ainda estejamos escrevendo meditações bíblicas, com a finalidade de promover a edificação espiritual dos filhos e servos de Deus, que compartilham juntamente uma fé evangélica e fundamentado na Bíblia Sagrada, que nos omitiremos de “cortar na própria carne” – isto é, fazer autocrítica sobre erros e práticas que desagradam a Deus e algumas delas são realmente abomináveis diante do Senhor. O propósito é refletir sobre fazer o que é certo, de modo que Deus se agrade e receba o nosso culto e nos favoreça, e assim estaremos testemunhando do nosso relacionamento real e íntimo que temos e que todos podem ter. O que mais desagrada a Deus, normalmente está relacionado a atitudes na vida que não são boas e justas e quando o coração está em franca rebeldia aos ensinos dele. Isaías descreve no primeiro capítulo de seu livro, que há muitas práticas, que foram elaboradas, regulamentadas e exigidas por Deus em sua palavra, mas que o povo corrompeu e as práticas de fé e os rituais se contaminaram. “De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios, diz o Senhor? Já estou farto dos holocaustos de carneiros, e da gordura de animais cevados; nem me agrado de sangue de bezerros, nem de cordeiros, nem de bodes. Quando vindes para comparecer perante mim, quem requereu isto de vossas mãos, que viésseis a pisar os meus átrios? Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e as luas novas, e os sábados, e a convocação das assembléias; não posso suportar iniqüidade, nem mesmo a reunião solene. As vossas luas novas, e as vossas solenidades, a minha alma as odeia; já me são pesadas; já estou cansado de as sofrer” (Is 1.11-14). Todas as cerimonias e rituais de culto estabelecidos no êxodo e recebidos por revelação por Moisés, mas se tornaram não aceitáveis diante do Senhor, pela atitude do coração e do comportamento deles. Transformaram atos de culto em rituais religiosos! Tiago no Novo Testamento falou sobre o que seria uma religião agradável a Deus. “A religião pura e imaculada para com Deus e Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo” (Tg 1.27). Basicamente duas coisas: Assistencia social piedosa e santidade de vida, sem copiar os moldes do mundo.
Senhor, queremos andar diante de ti com fé e determinação de santidade de vida e pureza de coração e intenção verdadeira de te agradar. Buscamos conformar os nossos corações as verdades da tua Palavra e pedimos a assistência do Espírito Santo para nos guiar no verdadeiro culto que agrada ao Senhor. Oramos em nome de Jesus, amém.
Pr Jason