Pó Miúdo, Sarna e Úlceras

Meditação do dia: 10/08/2022

“E tornar-se-á em pó miúdo sobre toda a terra do Egito, e se tornará em sarna, que arrebente em úlceras, nos homens e no gado, por toda a terra do Egito.” (Ex 9.8)

Pó Miúdo, Sarna e Úlceras – Pelo título, meu coração e minhas emoções se mexem, pois não estou habituado com tais coisas acontecendo perto de mim e não tenho conhecimento de algo assim em larga escala aqui no Brasil. É fato que há regiões no nosso país em que existem situações de extrema pobreza, miséria e doenças entre a população; como também há pessoas em centros especializados de tratamento de saúde com males quase que inimagináveis para o público comum. Provavelmente a minha ignorância nesses casos pode ser compartilhada também por muitos outros cristãos que desconhecem realidades além das suas. Podemos aprender pela observação do que acontece nas descrições históricas, que tornam as nossas experiencias tão boas e o aprendizado verdadeiramente prático por sabermos que a Palavra de Deus é fiel e descreve com exatidão os seus registros. O rei do Egito naquele tempo, era soberano e totalitário no exercício do poder, além de se considerar um deus e como tal, desafiava a qualquer outro poder, mesmo que isso lhe custasse um alto preço. Moisés e Arão representavam ao Deus de Israel diante do rei e tudo o que eles desejavam e reivindicavam era que o rei atendesse a ordem de Deus, o Criador e com quem os hebreus tinham uma aliança que os tornavam herdeiros das promessas feitas à Abraão e aos demais patriarcas. Faraó não se dobrava e se recusava a reconhecer a existência e a manifestação desse Deus e muito menos estaria disposto a abrir mão de seus escravos. Ele entrou em rota de colisão com um poder imensamente maior do que imaginava. Sua teimosia penalizava a população, os animais, e a economia do país entrava em crise. É fato que Deus não tem prazer na morte ou no sofrimento de nenhuma pessoa, “Pois, ainda que entristeça a alguém, usará de compaixão, segundo a grandeza das suas misericórdias. Porque não aflige nem entristece de bom grado aos filhos dos homens (Lm 3.32,33). Ainda hoje, Deus permanece o mesmo e sua vontade permanece também intocável. São os pecados e as escolhas egoístas e vaidosas dos homens que produzem as próprias situações de sofrimento e dor. O nosso papel como igreja e povo de Deus é estar na intercessão e apresentando a mensagem do Evangelho, que é um convite a conversão e mudança de atitude, para uma reconciliação plena. Pode não ser fácil, mas é o nosso ministério.

Senhor, nós pedimos sabedoria e graça para não desistirmos diante da dureza dos corações dos homens, que mesmo diante do sofrimento e da dor, eles insistem em pecar e se rebelar contra a tua vontade. Só o Espírito Santo pode converter o coração humano, fazendo-o tornar-se para a verdade e encontrar a paz e a liberdade em Cristo. Conceda-nos graça e ousadia para persistirmos na fé de que o amor do Senhor prevalecerá sobre o ódio e a ignorância humana. Oramos em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s