Meditação do dia: 16/09/2022
“Então Faraó chamou a Moisés, e disse: Ide, servi ao Senhor; somente fiquem vossas ovelhas e vossas vacas; vão também convosco as vossas crianças.” (Ex 10.23)
Ide, Servi Ao Senhor – Os verbos estão no imperativo, flexão que indica uma ordem. Nada de anormal se esta ordem não partisse de ninguém menos do que Faraó, o rei do Egito. Se ainda fosse aquele Faraó dos tempos de José, diríamos que era uma ordem muito sensata, sincera e com os devidos respaldos para se obedecer e praticar. Mas essa, agora, está vinda de um rei que encarna muito bem o papel da maldade, do mundo sem Deus e até do próprio inimigo de Deus. Existe um adágio popular que diz: “Na hora do aperto, até ateu ora com fervor!” O que leva uma pessoa da oposição, emitir uma ordem, para fazer algo que até a poucos minutos ele estava trabalhando contra? Quando Jesus disse aos seus discípulos para primar pela simplicidade, não era exatamente esse tipo, que ele se referia. “Eis que eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos; sede, portanto, prudentes como as serpentes e símplices como as pombas” (Mt 10.16). O mundo sempre fará oposição a Deus e a tudo que ele ama e valoriza. Não há nada que Deus ame mais do que pessoas e pelas quais fez o maior projeto de redenção e pagou um preço que é incomparável a qualquer outro valor. Por isso que todos os planos do mal têm por finalidade última, a perdição das pessoas. O caráter do inimigo é inconfundível: “O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir…” (Jo 10.10). Quando nosso testemunho de fé é contagiante, ele na verdade incomoda quem não tem fé ou quem é contra a fé. Quando as pessoas sem Deus, alheias à fé começam a elogiar e a simpatizar com as nossas práticas, de duas, uma, ou elas estão sendo quebrantadas e se encaminham para a conversão; ou estamos ficando tão parecidos com eles, que já até simpatizam conosco. Faraó estava sob intensa pressão e tentando aliviar a sua consciência e o sufoco administrativo, então se livrar do maior incômodo era uma medida muito viável. Ele não estava interessado ou preocupado com o culto dos seus escravos; não estava preocupado com a vontade de Deus e muito menos era ou ficara piedoso da noite para o dia. Suas ações eram tão egoístas quanto antes. Cuidado com quem está se preocupando com o culto que prestamos a Deus, mesmo quando eles querem nos favorecer, precisamos discernir de que espirito eles são.
Senhor, muito obrigado pelo privilégio e a oportunidade de servir ao Senhor, todos os dias de nossas vidas. Desde que reconhecemos o senhorio de Cristo, nossa vida mudou e nossos objetivos também; agora queremos viver para o teu louvor e proclamar a tua glória, como estilo de vida e não como um serviço com data e hora marcadas. Oramos como culto e adoração, ao Deus que pode todas as coisas, em nome de Jesus, amém.
Pr Jason