As Crianças Podem Servir A Deus

Meditação do dia: 18/09/2022

“Então Faraó chamou a Moisés, e disse: Ide, servi ao Senhor; somente fiquem vossas ovelhas e vossas vacas; vão também convosco as vossas crianças.” (Ex 10.23)

As Crianças Pode Servir a Deus – Sempre houve um paralelo na interpretação da libertação do povo de Deus do Egito, com a experiência cristã da salvação em Jesus. O Egito = Mundo/vida sem Deus – Faraó = Pecado/Diabo que escraviza – Mar Vermelho = Crise da conversão – Jornada no deserto = Fatores de Crescimento – Terra Prometida = Maturidade cristã. Deus tem um plano que inclui toda a família, e as pessoas de todas as idades. Ninguém dos israelitas ficaria para trás. Pois a centralidade da libertação deles estava em saírem para servir a Deus onde ele determinasse, e com todos os bens e recursos que possuíam. A centralidade da vida cristã é a adoração a Deus. Somos conhecidos como Adoradores e com a obrigação de adorar em espírito e em verdade. Às vezes pais dizem: “Não consigo adorar a Deus quando as crianças estão comigo!” Então, se você não puder adorar a Deus da mesma maneira que fazia antes de ter filhos, este é um período de sua vida em que Deus espera que você faça algumas adaptações para se ajustar aos seus filhos, assim como você faz em outras áreas de sua vida. Antes você era um adorador – agora você é um adorador com filhos! Deus ainda é Deus e seus filhos sempre estarão com você e eles são bênçãos que recebeu de Deus. O que Moisés e Arão reivindicava de Faraó em nome de Deus era que ele deixasse o povo ir para servir a Deus onde, quando e como ele ordenava. Apresentaram-se, pois, Moisés e Arão perante Faraó e lhe disseram: Assim diz o SENHOR, o Deus dos hebreus: Até quando recusarás humilhar-te perante mim? Deixa ir o meu povo, para que me sirva” (Ex 10.3). Faraó queria restringir a saída de alguns para que não servissem a Deus. Qual a razão disso? “Então, Moisés e Arão foram conduzidos à presença de Faraó; e este lhes disse: Ide, servi ao SENHOR, vosso Deus; porém quais são os que hão de ir? (Ex 10.8) Moisés apresentou a abrangência sobre quem e em que termos o povo deveria sair para servir a Deus “Respondeu-lhe Moisés: Havemos de ir com os nossos jovens, e com os nossos velhos, e com os filhos, e com as filhas, e com os nossos rebanhos, e com os nossos gados; havemos de ir, porque temos de celebrar festa ao SENHOR. (Ex 10.9) É especialmente perceptivo um grupo de pessoas que o Faraó resistia em deixar sair.  As crianças estavam recebendo uma atenção direta dele. Elas eram importantes para ele? “Replicou-lhes Faraó: Seja o SENHOR convosco, caso eu vos deixe ir e as crianças. Vede, pois tendes conosco más intenções. Não há de ser assim; ide somente vós, os homens, e servi ao SENHOR; pois isso é o que pedistes. E os expulsaram da presença de Faraó.” (Ex.10,11) Ele tentou usar o medo de perigos futuros para impedir os propósitos de Deus, mencionando as crianças como uma “ameaça” adicional. Os planos do inimigo com frequência são tramados para que temamos pelas nossas crianças. Como igreja e família precisamos orar sobre a direção do Espírito Santo, para que o medo e a insegurança não prevaleçam. Deus não nos daria planos que nos consumiria! Moisés havia estado diante do Faraó com uma mensagem de Deus: “Deixa o meu povo ir.” Sob forte pressão, ele cede em relação as pessoas, mas impõe embargo aos bens e propriedades. Então Faraó chamou a Moisés, e disse: Ide, servi ao Senhor; somente fiquem vossas ovelhas e vossas vacas; vão também convosco as vossas crianças.” (Ex 10.24) Deus tem planos para “todos,” planos que envolvem o nosso mover unidos na visão que ele tem para nós. Ele tem planos de tirar a todos nós do Egito para levar-nos à Terra Prometida. Haverá guerras e vamos nos envolver em batalhas ao longo do caminho, mas quanto a Deus, a sua intenção é que conquistemos a terra juntos. Deus quer que andemos juntos; precisamos uns dos outros na jornada! Em certas ocasiões, os israelitas diziam que o milagre de sua libertação era uma maldição. Eles perdiam a visão quando surgiam os problemas; as crianças eram uma desculpa que usavam para queixar-se de Deus. Então toda a congregação levantou a sua voz; e o povo chorou naquela noite. E todos os filhos de Israel murmuraram contra Moisés e contra Arão; e toda a congregação lhes disse: Quem dera tivéssemos morrido na terra do Egito! ou, mesmo neste deserto! E por que o Senhor nos traz a esta terra, para cairmos à espada, e para que nossas mulheres e nossas crianças sejam por presa? Não nos seria melhor voltarmos ao Egito? (Nm 14.1-3) Quantas vezes ouvimos o povo de Deus dizer: “Nós trouxemos nossos filhos para isso e agora vejam os problemas que estamos enfrentando. Isto não será bom para eles.” Não coloque as crianças e os adolescentes de lado. Leve-os com você. Diga-lhes que cada geração pode andar junto nessa jornada e que eles têm um lugar nela! Tenha uma visão! Imagine as forças do inferno tremendo enquanto todo o exército de Deus se move unido. Quem tem filhos pequenos, não pode dormir a noite toda. Se você tem filhos pequenos, não pode sair para fazer compras como costumava fazer. Se você tem filhos pequenos, provavelmente você não tem o dinheiro que costumava ter. Isso acontece por um período de sua vida, e você toma isso como algo normal por ter filhos. Isso é uma parte da bênção de ser responsável pelos seus filhos. Não precisa ser diferente no cultuar a Deus, concorda comigo?

Senhor, obrigado por nossos filhos, nossas crianças, elas foram nos dadas exatamente porque prosperaremos e conquistaremos as tuas promessas e elas são as herdeiras de todas essas bênçãos. Elas não são empecilhos, nem atrapalham nossas vidas. São bênçãos que recebemos de ti e uma oportunidade de fazermos discipulado e passar a nossa fé adiante e testemunhar de o quanto o Senhor é bom. Em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s