Meditação do dia: 19/09/2022
“Moisés, porém, disse: Tu também darás em nossas mãos sacrifícios e holocaustos, que ofereçamos ao Senhor nosso Deus.” (Ex 10.25)
Faraó Tem Que Ofertar – Como todos vocês sabem, o pastor Jason é Batista de Renovação Espiritual. Então já sabem, que tirar ofertas não é o meu forte e nem é uma prática tão enfatizada em nossas igrejas locais. Mas temos nas Escrituras muitas instruções boas e saudáveis sobre servir a Deus com nossos bens, serviços, talentos, habilidades, oportunidades e é assim que se faz o ministério ou o trabalho no Reino de Deus. A entrega dos dízimos é um culto cristão herdado da fé judaica. Isso não é determinação da Lei de Moisés, pois Abraão já era dizimista, Jacó foi dizimistas e todos os patriarcas o foram. Aquilo era uma prática de culto tão antiga quando à própria humanidade. Adão e Eva ensinaram seus filhos a ofertar a Deus; Noé fazia isso com seus filhos; Jó que era contemporâneo de Abraão fazia isso com muita naturalidade. Entregar os dízimos, não é parte do culto a Deus – dizimar É CULTO A DEUS! É a forma da pessoa expressar reconhecimento de que Deus é o Senhor de tudo e o provedor para todos nós. Em gratidão, devolvemos no mínimo, uma décima parte das nossas rendas, como tributo voluntário e de gratidão. Já que “Do SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam” (Sl 24.1). Sendo assim, pagar tributos é legítimo. Nesse caso específico, quando Moisés cobrou do Faraó que ele também ofertasse para o Senhor, era uma questão de leva-lo a se dobrar diante de Deus. No início ele não aceitava a existência de um Deus querendo intervir no “seu pedaço.” Agora depois de tantas pragas e tantas derrotas, ele tinha que reconhecer a existência, o poder e a glória desse Deus que foi minando seu orgulho, e agora que ele “cedeu,” então Moisés aplica a chave que o leva a ofertar para Deus, o que seria um sinal evidente do reconhecimento e da adoração ao Senhor Deus dos hebreus. O rei fazendo isso, daria uma clara mensagem aos seus súditos, de que todos deveriam tributar reverencia, respeito e até mesmo adorar esse Deus Poderoso, que prevalecera sobre os “deuses do Egito,” o que incluía o próprio Faraó. Lembrando que dizimar é culto, portanto é compulsório (obrigatório), já, as ofertas são sempre voluntárias e qualquer um pode fazer dentro de sua prosperidade.
Senhor, agradecemos por ser o nosso Provedor e nada tem nos faltado e ainda tem sido abundante e assim podemos compartilhar e ajudar aqueles que estão carentes e necessitados. Te reconhecemos como o Senhor e o dono de todas as coisas, por isso tributamos com muita alegria, reafirmando a nossa mordomia e o teu senhorio. Ao sermos generosos e liberais em dizimar e ofertar, construímos uma muralha contra a avareza e o egoísmo, não consumindo conosco mesmo, todas as bênçãos e provisões que tem chegado às nossas mãos. Agradecemos em nome de Jesus, amém.
Pr Jason