Nem Uma Unha Ficará

Meditação do dia: 20/09/2022

“E também o nosso gado há de ir conosco, nem uma unha ficará; porque daquele havemos de tomar, para servir ao Senhor nosso Deus; porque não sabemos com que havemos de servir ao Senhor, até que cheguemos lá.” (Ex 10.26)

Nem Uma Unha Ficará – Para a minha tranquilidade mental, entendo essa expressão como uma figura de linguagem que reforça a idéia de que eles não iriam deixar nada, absolutamente nada para trás. Sendo assim, depreendemos que quando se trata de servir a Deus, não existe nada que possamos dizer: “isso aqui não!” Tudo tem valor, tudo tem significado e importância. As coisas pequenas e simples da vida, também fazem parte da vida e são elas que dão significado e valor à muita coisa. Alguém disse que “as pausas fazem parte da música, embora nelas não haja música, sem elas a música seria um amontoado de sons.” Na vida também há necessidade de pausas, descanso, lazer, entretenimento, alegria, diversão, tudo em pequenas porções nos devidos lugares; sem isso, a vida fica muito árida, insólita e enfadonha. Faraó tinha a mania de meter o dedo onde não era da sua competência, querendo regular a vida espiritual e o culto de adoração das pessoas. Deus estava libertando o seu povo daquela tirania e esse processo causava dor e perdas para ambos os lados, pois, por mais que não fosse nada salutar a vida dos hebreus ali, aquilo era tudo que eles tinham e estavam experimentando. Algumas gerações deles não conheciam outra coisa, outro modo de vida, senão servir, ser explorado, ser oprimido e se contentar com o mínimo que lhe fosse permitido. O contrário era o estilo de vida de Faraó, que não sabia viver sem oprimir e sujeitar. Ambos tinham que aprender e iriam sentir a ruptura de situação. Para quem está familiarizado com os textos sagrados, sabemos que pouco tempo após a saída deles do domínio e da escravidão no Egito, diante das primeiras dificuldades no deserto, muitos deles promoveram rebeliões querendo voltar e até disseram que era melhor servir e morrer no Egito, e que lá eles tinham fartura… Dá pra imaginar!!?? Não é tão estranho, pois em nossos dias e nos nossos arraiais cristãos, já vimos e ouvimos muitas asneiras desse nível. Muitas pessoas também se contentam em ser livres, mas se recusam a viver e crescer na liberdade que alcançaram. Sempre teve alguém lhes dizendo o que fazer, quando fazer e assumindo a liderança. A nova vida em Cristo nos coloca na condição de dirigirmos a nossa vida sob a perspectiva divina, andando na luz e na comunhão com Deus e com os irmãos; juntos estamos caminhando em direção às promessas de vida abundante, plenitude do Espírito Santo, ministério frutífero e discipulado constante e tudo mais que sabemos. Não deixe de assumir suas responsabilidades e não se permita só fazer o que lhe é mandado ou pedido. Não seja acomodado e permita a criatividade, com a graça de Deus.

Senhor, obrigado por nos permitir sair com tudo para servir com qualidade e generosidade. Vamos construir aquilo para o qual fomos criados. Não aceitaremos a limitação dos desertos, adversários e outras situações. Acreditaremos na libertação plena do Senhor, para andarmos em direção às tuas promessas. Em nome de Jesus, essa é a nossa oração de fé. Amém.

Pr Jason

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s