Meditação do dia: 22/11/2022
“Então falou o SENHOR a Moisés, dizendo: Santifica-me todo o primogênito, o que abrir toda a madre entre os filhos de Israel, de homens e de animais; porque meu é.” (Ex 13.1,2)
Os Primogênitos São Santificados – Estamos prosseguindo em nossa meditação sobre o êxodo dos hebreus, sob a liderança de Moisés e ao mesmo tempo estamos procurando nos alimentar com a verdade da Palavra de Deus, nos instruindo em nossa vida de fé e consagração ao serviço do Senhor. Todas as lições que pudermos captar da experiencia do povo de Deus, será de muita valia para a nossa vivencia nos dias atuais. Vimos que no dia da partida dos hebreus, houve a celebração da páscoa em sua primeira vez, e essa festa marcava o marco divisor entre a vida de servidão e a nova vida de liberdade e caminhada rumo ao seu próprio território; também estava sendo celebrada com a aspersão do sangue do cordeiro nos umbrais das portas das casas das famílias que celebravam. Esse sangue na porta guardaria a vida do filho primogênito daquela família de ser morto pelo destruidor que passaria à meia noite por todo o Egito. Assim, nas casas dos israelitas não houve vítimas, porque a fé e a obediência foram exercitadas. No Egito, onde as pessoas não acolheram a oferta de Deus, sofreram severamente com a perda de um filho por família. A medida seguinte do Senhor aos seus servos israelitas, foi informa-los, que a salvação da morte daqueles filhos primogênitos, fazia com que todos eles à partir de agora em diante pertencessem ao Senhor Deus, como uma propriedade particular. Assim eles seriam separados, santificados para Deus. Aquilo que Deus salva, pertence a Ele! Porque ele salva, comprando cada pessoa com o preço de uma vida. Simbolicamente um cordeiro foi sacrificado em função de libertação do filho daquela família. Um dia, no futuro deles e no nosso passado, agora com cerca de dois mil anos, um outro cordeiro foi sacrificado, lá na cruz, para libertar cada pessoa que queira pertencer à família de Deus. Somos instruídos doutrinariamente que somos salvos pela graça através da fé em Jesus e isso é a base segura da nossa salvação. “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie” (Ef 2.8,9). Todos, através da fé em Cristo Jesus podem pertencer a Deus, de forma definitiva e com a maior segurança, de que todas as promessas serão cumpridas em nossas vidas.
Senhor, agradecemos a oferta de amor que Jesus ofereceu por cada um de nós, e somos muito gratos por nos acolher em tua família. O sangue de Jesus foi derramado em nosso lugar, para nos resgatar para Deus. Agora não pertencemos a nós mesmos, mas somos propriedade exclusiva de Deus. Louvamos e adoramos por isso e muito mais que temos recebido em nossas vidas, em nome de Jesus, amém.
Pr Jason