Salvos & Mortos

Meditação do dia: 06/01/2023

“Assim o Senhor salvou Israel naquele dia da mão dos egípcios; e Israel viu os egípcios mortos na praia do mar.” (Ex 14.30)

Salvos & Mortos – Não tenho nenhuma afinidade com as filosofias e espiritualidades orientais que defendem a dualidade da vida, como o Yin Yang que é um princípio da filosofia chinesa, onde yin e yang são duas energias opostas e complementares. Os gnósticos de certa forma também aderem a esses conceitos e outros mais que misturam tudo num saco só. Então não alimento idéias de morte e vida, bênção e maldição, doce e amargo, fácil e difícil, bom e mal…  admito que existem mais coisas nesse mundão de meu Deus do que a minha vã sabedoria pressupõe saber e que no devido tempo o que precisa ser revelado e conhecido Deus o fará, pois ele não tem cartas escondidas nas mangas e nem os seus contratos tem letrinhas miúdas no rodapé. Estou falando disso, porque o nosso texto de apreciação de hoje, sugere para quem desejar, essa possibilidade, uma vez que revela essas polaridades. Israel e Egito; povo de Deus e povo contrário a Deus; monoteísmo e politeísmo; escravos e livres, amigos e inimigos, opressão e oprimidos, quem sai e quem fica e finalmente mortos e vivos num único lugar e em circunstancias especiais, pois o mesmo Mar Vermelho que acolheu e deu proteção a Israel, também rejeitou e exterminou os egípcios. Uns foram salvos e outros foram mortos, numa mesma operação. Isso não é nada incomum na vida e como a vida espiritual tem muitas semelhanças com a vida material, isso poderia ser facilmente explorado por quem gostaria de provar e demonstrar tais dualidades como verdades universais e validar uma crença mística baseado em ilações. A fé cristã e mesmo em sua base original, na vida e cultura hebraica antiga e depois judaico-cristã, esses elementos são abundantes. Posso me lembrar de Adão e Eva; Abel e Caim, filhos de Deus e filhas dos homens; Arca de Noé, salvando uns e condenando outros; Isaque e Esaú; pão e vinho; pães e peixes; céus e terra; céu e inferno; mortalidade e imortalidade; o arrebatamento, quem vai e quem fica; o joio e o trigo, as dez virgens, cinco prudentes e cinco loucas; as duas portas e os dois caminhos; o bom pastor e o mercenário, o lobo e a ovelha. Poderíamos passar muitas listas… a verdade é que Deus nos ama incondicionalmente e se coloca à disposição com leis justas e verdadeiras, liberdade e comunhão, sem distinção e discriminação alguma ao alcance de todos. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que TODO AQUELE QUE NELE CRÊ não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3.16). |Isso que estou escrevendo aqui, tem fortes bases bíblicas: E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas; Mas que lhe é agradável aquele que, em qualquer nação, o teme e faz o que é justo. A palavra que ele enviou aos filhos de Israel, anunciando a paz por Jesus Cristo (este é o Senhor de todos)” (At 10.34-36). Viva na presença de Deus, ame-o, reverencie-o e sua vida será luminosa e abençoada.

Senhor Deus e Pai, te adoramos e louvamos sempre, bendizendo o teu santo e poderoso nome, pelos teus grandes feitos e poderosas obras, para revelar teu poder e o teu amor por nós. Somos tardios e lentos em perceber o teu chamado, mas agradecemos a ajuda que o Espírito Santo nos dá, trabalhando em nossos corações e nos guiando à toda a verdade. Podemos andar como teus filhos, felizes, alegres e vitoriosos, todos os dias, por causa de tua graça. Em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s