Meditação do dia: 06/01/2023
“Assim o Senhor salvou Israel naquele dia da mão dos egípcios; e Israel viu os egípcios mortos na praia do mar.” (Ex 14.30)
Salvos & Mortos – Não tenho nenhuma afinidade com as filosofias e espiritualidades orientais que defendem a dualidade da vida, como o Yin Yang que é um princípio da filosofia chinesa, onde yin e yang são duas energias opostas e complementares. Os gnósticos de certa forma também aderem a esses conceitos e outros mais que misturam tudo num saco só. Então não alimento idéias de morte e vida, bênção e maldição, doce e amargo, fácil e difícil, bom e mal… admito que existem mais coisas nesse mundão de meu Deus do que a minha vã sabedoria pressupõe saber e que no devido tempo o que precisa ser revelado e conhecido Deus o fará, pois ele não tem cartas escondidas nas mangas e nem os seus contratos tem letrinhas miúdas no rodapé. Estou falando disso, porque o nosso texto de apreciação de hoje, sugere para quem desejar, essa possibilidade, uma vez que revela essas polaridades. Israel e Egito; povo de Deus e povo contrário a Deus; monoteísmo e politeísmo; escravos e livres, amigos e inimigos, opressão e oprimidos, quem sai e quem fica e finalmente mortos e vivos num único lugar e em circunstancias especiais, pois o mesmo Mar Vermelho que acolheu e deu proteção a Israel, também rejeitou e exterminou os egípcios. Uns foram salvos e outros foram mortos, numa mesma operação. Isso não é nada incomum na vida e como a vida espiritual tem muitas semelhanças com a vida material, isso poderia ser facilmente explorado por quem gostaria de provar e demonstrar tais dualidades como verdades universais e validar uma crença mística baseado em ilações. A fé cristã e mesmo em sua base original, na vida e cultura hebraica antiga e depois judaico-cristã, esses elementos são abundantes. Posso me lembrar de Adão e Eva; Abel e Caim, filhos de Deus e filhas dos homens; Arca de Noé, salvando uns e condenando outros; Isaque e Esaú; pão e vinho; pães e peixes; céus e terra; céu e inferno; mortalidade e imortalidade; o arrebatamento, quem vai e quem fica; o joio e o trigo, as dez virgens, cinco prudentes e cinco loucas; as duas portas e os dois caminhos; o bom pastor e o mercenário, o lobo e a ovelha. Poderíamos passar muitas listas… a verdade é que Deus nos ama incondicionalmente e se coloca à disposição com leis justas e verdadeiras, liberdade e comunhão, sem distinção e discriminação alguma ao alcance de todos. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que TODO AQUELE QUE NELE CRÊ não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3.16). |Isso que estou escrevendo aqui, tem fortes bases bíblicas: “E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas; Mas que lhe é agradável aquele que, em qualquer nação, o teme e faz o que é justo. A palavra que ele enviou aos filhos de Israel, anunciando a paz por Jesus Cristo (este é o Senhor de todos)” (At 10.34-36). Viva na presença de Deus, ame-o, reverencie-o e sua vida será luminosa e abençoada.
Senhor Deus e Pai, te adoramos e louvamos sempre, bendizendo o teu santo e poderoso nome, pelos teus grandes feitos e poderosas obras, para revelar teu poder e o teu amor por nós. Somos tardios e lentos em perceber o teu chamado, mas agradecemos a ajuda que o Espírito Santo nos dá, trabalhando em nossos corações e nos guiando à toda a verdade. Podemos andar como teus filhos, felizes, alegres e vitoriosos, todos os dias, por causa de tua graça. Em nome de Jesus, amém.
Pr Jason