Nenhuma Efermidade

Meditação do dia: 04/02/2023

“E disse: Se ouvires atento a voz do Senhor teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os teus ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma das enfermidades porei sobre ti, que pus sobre o Egito; porque eu sou o Senhor que te sara.” (Ex 15.26)

Nenhuma Enfermidade – Estamos meditando sobre essa parte da historia do povo hebreu, logo no início da caminhada para a liberdade. Eles estavam num lugar chamado Mara, porque as águas eram amargas e não poderiam ser utilizadas. Deus orientou a Moisés para que lançasse nelas um pedaço de madeira de um arbusto que estava por ali e as águas se tornaram imediatamente potáveis. Nesse lugar, iniciou-se o processo de ensinamento e organização das leis e normas para o bem da coletividade durante a peregrinação, mas também para quando estivessem de posse de suas propriedades lá na Terra Prometida, em Canaã, o que conhecemos nos nossos das como parte de Israel, Jordania, Territórios autônomos da Palestina, parte do Líbano e etc. Durante o embate entre o Deus de Israel e Faraó com seus muitos deuses do Egito, muitas pragas, males, moléstias e enfermidades foram enviadas para minar a resistência do Faraó. Não eram doenças que vinham por causas naturais e situações de endemias ou pandemias; eram fatos característicos específicos, que Moisés e Arão antecipavam para o rei dizendo que se ele não mudasse de postura, ainda hoje, ou amanhã, virá tal e tal praga; quando o rei pedia ajuda e Moisés e Arão intercediam e decretavam o fim daquilo que estava acontecendo, a praga cessava automaticamente e ninguém mais era agravado. Também todas elas aconteceram fazendo distinção entre os hebreus e os egípcios. Nenhuma delas  atingiu o território onde os israelitas estavam alojados. Enquanto os animais dos egípcios sofriam males e ataques, o mesmo não acontecia com os animais dos hebreus. Até mesmo a última praga que foi a morte do filho primogênito de cada família, que pegou todos no Egito, não aconteceu no território israelita porque estavam sob a proteção do sacrifício do cordeiro da páscoa e o seu sangue fora aspergido nas portas e portais de todas as moradias onde a família se abrigara e onde celebraram a primeira páscoa. Aqui, agora, em Mara, Deus transmite a eles a mensagem que a vida de fé e obediência prática, cuidadosa e atenta de suas leis, mandamentos e estatutos, traria uma bênção consequente sobre eles, que era a proteção dessas enfermidades. Deus não permitiria que eles fossem atingidos. O seu poder estaria especificamente garantido isolamento e prevenção especial e específica. Nesse episódio eles conheceram uma faceta muito importante  do caráter de Deus, como um Deus que Cura, que Sara. O Jeová-Rafá.

Senhor, obrigado por ser capaz de se revelar como um Deus de amor e cuidado, que pode proteger e cuidar dos seus filhos em todo tempo e lugar, dando todas as garantias de proteção. O teu caráter santo foi revelado como o Senhor que sara o teu povo e assim te conhecemos até hoje. Louvado seja o seu santo e poderoso nome. Em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s