Meditação do dia: 30/03/2023
“Por isso disse Moisés a Josué: Escolhe-nos homens, e sai, peleja contra Amaleque; amanhã eu estarei sobre o cume do outeiro, e a vara de Deus estará na minha mão.” (Ex 17.9)
No Alto do Monte – Podemos pensar no que se passa pela cabeça de Josué; ter uma batalha pela frente, com apenas pessoas voluntárias, mas sem o treinamento necessário e adequado. Ele tinha a vantagem da fé em Deus e das promessas de ajuda na jornada inteira. Moisés, o seu líder, lhe dera a autoridade para convocar e comandar as tropas israelitas; também ele estaria no dia seguinte no monte em oração pro Josué e pelo exército naquela batalha. Cada um estaria lutando uma batalha, utilizando as suas armas e suas forças. Moisés tinha autoridade espiritual e muita proximidade com Deus – as orações de Moisés eram efetivas, prevalecentes e Josué sabia disso. Saber com quem podemos contar em oração em dado momento é muito importante. Pessoas de oração são raras e por isso mesmo são muito preciosas. Uma igreja que tem uma boa equipe de oração, um verdadeiro ministério de intercessão, é sem dúvida alguma, uma igreja vencedora, que prevalece e que transforma o seu contexto onde está inserida. Mais importante do que a quantidade de tempo em oração, é a qualidade dessas orações. O poder da oração é na verdade, o poder de Deus agindo através de pessoas comprometidas com uma vida no altar e um caráter de Jesus formado nelas. Ali, naquele deserto, onde as forças de Amaleque se sentiam em casa, à vontade para armar ciladas e emboscar viajantes e caravanas; agora eles iriam enfrentar algo bem diferente para eles também; a luta seria travada em duas frentes principais: Haveria a luta corpo à corpo, homem à homem; mas também haveria, do alto do monte, uma outra força batalhando, Moisés travaria uma batalha espiritual, com armas e estratégias espirituais, onde a fé e a cooperação na comunhão fariam a diferença. O monte ali, era bem mais do que uma simples elevação geográfica, ali estaria agindo os poderes espirituais que influenciavam o que estava acontecendo lá em baixo, no plano físico. A luz e as trevas, a bênção e a maldição, a vida e a morte. Para quem não tinha discernimento, era apenas uma guerra, mais uma guerra. Ainda hoje, não acontecem lutas e provas e tem muita gente boa e de fé, mas sem uma verdadeira visão, apenas dizendo: “São apenas as lutas da vida, tribulações…” Oremos a oração de Paulo pelos cristãos efésios: “Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação; Tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos” (Ef 1.17,18).
Senhor, obrigado por estar conosco nas nossas lutas e batalhas de cada dia. Pedimos ajuda para discernir as fontes de onde procedem os ataques contra as nossas vidas e o nosso trabalho para o Senhor. Nos revestimos de toda a armadura espiritual que preparaste para cada um dos seus solados valentes. Sabemos que os teus planos são de vitórias para o teu povo e com a tua graça, iremos prevalecer em todas as frentes, pois em Cristo, somos mais do que vencedores. Te louvamos e agradecemos, em nome de Jesus, amém.
Pr Jason