Oliveira Verde

Meditação do dia 24/07/2016

Sl 52.8 “Mas eu sou como a oliveira verde na casa de Deus; confio na misericórdia de Deus para sempre, eternamente.

Oliveira verde – O Brasil tem esse nome devido a uma árvore, encontrada aqui pelos descobridores e por ela ser de uma cor vermelha bem intenso que lhes lembrava brasas, então deram-lhe o nome de “Pau brasil,” que veio a se tornar o nome da nossa nação. Muitos outros povos também tem sua história ligada a uma árvore ou tipo de madeira; como o Canadá, que ostenta a folha de Cedro em sua bandeira; O Líbano, que tem o próprio cedro como seu símbolo, também postado na bandeira. Israel tem a oliveira muito ligado à sua história, tal qual a videira. Algo dessa natureza, é um comparativo que tem um simbolismo muito forte, enraizado na história e na cultura, a tal ponto de poder ser utilizado na linguagem e literatura, que qualquer nativo compreenda a sua importância e o seu significado. Ao ler esse verso, hoje, me veio logo a pergunta: Se para o salmista ele se comparava a uma oliveira verde na casa de Deus; qual seria um símbolo que se aplicaria bem a mim e a minha experiencia de comunhão com Deus? A oliveira é uma árvore frutífera de grande valor na vida das pessoas daquelas terras; muitos tiravam o seu sustento e até sua riqueza daquela produção. Ela é a base para a cozinha, a medicina, a cosmética, o comércio, no culto e seus rituais, na geração de emprego e renda, pode se dizer que ela é vital para as pessoas e a nação. Então ser comparado a tal árvore, é muito bom, é elogioso. Jesus, utilizou a videira como aplicação a sua vida e ao seu ministério. “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer” (Jo 15.1,5). O apóstolo São Paulo, fez uma comparação entre o Israel do Antigo Testamento e a igreja, como povo de Deus no Novo Testamento, fazendo uso de um processo de enxerto de um galho de uma planta de frutos não tão bons, numa árvore de boa qualidade, para que viesse a produzir frutos como a da árvore principal. “E se alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo zambujeiro, foste enxertado em lugar deles, e feito participante da raiz e da seiva da oliveira, Não te glories contra os ramos; e, se contra eles te gloriares, não és tu que sustentas a raiz, mas a raiz a ti” (Rm 11.17,18). Mas na experiencia do salmista e na nossa, estão em pauta, o prazer de servir a Deus e ser útil a Deus e ao próximo. Fazer parte de uma comunidade de fé, é elemento essencial da própria fé. Nos associamos a um grupo, porque a nossa fé só pode ser bem expressa em comunidade, em atividades que geram comunhão e compartilhamento. O Evangelho é uma boa notícia a ser compartilhada, sobre o amor de Deus e os seus planos de salvação, comunhão, serviço e cooperação, em grupos, em família, em sociedade. Não tem como seguir o evangelho sozinho, isolado e solitário. Sendo assim, as qualidades de cada um de nós precisam evidenciar em benefício dos outros, é aí que entra a pergunta: Que tipo de árvore eu sou nessa cooperação e produtividade comunitária? Meus frutos são apreciáveis? Eles agregam valores? As pessoas se beneficiam deles? Eu quero descobrir isso, creio que me tornará mais produtivo e poderei investir em melhorias e assim abençoar mais vidas. Que árvore você acha que eu sou?

 

Pai celeste, que bom que podemos servir e abençoar pessoas na comunhão e no serviço ao Senhor. Tudo que criaste tem utilidade, embeleza e enriquece a nossa vida e a torna mais significativa. Que a minha vida venha a somar e assim abençoar aos irmãos que também tem sido bênçãos e dado sabor e cor a minha vida. Desejo que os dons e as habilidades que colocaste em mim, produza de forma abundante e supra o que o corpo de Cristo ao meu redor necessita. Graças pelo que tenho desfrutado através do ministério e das vidas maravilhosas que cercam-me e torna bem mais agradável a caminhada. Que sejamos produtivos, em frutos do Espírito do Senhor. Em nome de Jesus, amém.

 

Pr Jason

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s