As Raízes e as Muitas Águas

Meditação do dia 23/05/2017

 Ez 31.7 – Assim era ele formoso na sua grandeza, na extensão dos seus ramos, porque a sua raiz estava junto às muitas águas.

As Raízes e as Muitas Àguas – Fiz uma preleções sobre semear a Palavra de Deus, para uma igreja de um Pastor muito amigo, e vou resumir alguma parte para nossa meditação sobre esse tema hoje. Há dois equívocos generalizados em relação ao ato de semear a Palavra de Deus: 1° – A Palavra deve ser semeada (estudada) e recebida intelectualmente; 2° – A Palavra é semeada nos outros. Muitos pensam que se deve semear a Palavra nos ímpios ou em outras pessoas. Para corrigir esses equívocos precisamos estabelecer duas verdades: 1ª – A Palavra de Deus é semeada no coração, não na mente ou intelecto. 2ª – A Palavra é semeada em nosso próprio coração. “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida” (Pv 4.23). Antes de semear é preciso cuidar do solo do nosso coração. A Palavra de Deus não produz resultado em qualquer tipo de solo. Gostamos de pensar que nosso coração está sempre bem preparado e pronto para receber a semente, mas a parábola mostra que não bem assim. IMPORTANTE: Deus não nos obriga a nada! O Espírito Santo quer nos levar a uma fonte de abundancia da graça de Deus. Ele somente conseguirá que a verdade se torne real em nossas vidas à medida que nos submetemos a ela – Isso é opção nossa! Há Quatro tipos de solos: a. A Beira do caminho – (Coração descuidado). b. Cheio de pedras – (Não permite profundidade); c. Entre espinhos – (Despreparado) e d. Boa terra – (Coração preparado). Mesmo que nosso coração seja descuidado, cheio de pedras ou despreparado, Deus nos ama e espera que tomemos as medidas necessárias para nos tornarmos produtivos. LEMBRE-SE: A Palavra de Deus é semeada no CORAÇÃO. O Salmo 1.1-3 nos fala que correntes de águas são muito importantes para os bons resultados. Jesus também falou sobre águas com aplicações espirituais muito profundas em Jo 4.14 – A água que Cristo dá se tornará na pessoa uma fonte que jorra para a vida eterna. Em Jo 7.38 Ele ensina que é do interior da pessoa que fluirão rios de águas vivas. Jeremias foi cirúrgico: “Porque dois males cometeu o meu povo: A mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas que não retêm as águas” (Jr 2.13). Não tendo raiz toda planta seca! O coração tipo “entre espinhos” é afetado por fatores locais “da terra” como os cuidados do mundo, a fascinação das riquezas, as demais ambições sufocam a Palavra.  Não espere aprovação das pessoas ao redor ou que entendam as posições que a Palavra de Deus produz em você. A vida com Deus é muito íntima e particular. O coração tipo “boa terra” é onde a semente não apenas germina, mas cresce e produz muito. Essas pessoas OUVIRAM E RECEBERAM a Palavra com alegria. Quando falamos em “ouvir” a Palavra de Deus queremos dizer: Prestar atenção a ela de modo a permitir que o Espirito Santo nos dê o ENTENDIMENTO da verdade. Isso é o que se chama de “verdade revelada ou revelação da verdade.” Para ser coração “boa terra” é preciso ouvir a Palavra, mas também RECEBER a Palavra semeada. Pode até achar “dura” a Palavra revelada pelo Espírito Santo, mas é precisa receber e mudar a atitude e a posição. O FRUTO dessa semente é a expressão visível do que você é por dentro, da operação íntima e invisível da verdade de Deus em sua vida. A característica (tipo) do fruto que você produz é a evidencia daquilo que você é segundo disse Jesus em Mt 7.15-20. Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus.
Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons. Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.
IMPORTANTE
: A operação da Palavra de Deus em nós é um processo contínuo; na medida em vamos recebendo a verdade no íntimo e submetendo-nos a ela dia após dia, essa Palavra cresce na boa terra do coração. O objetivo da frutificação de toda planta é sua auto propagação, ela precisa se multiplicar. A Palavra de Deus que a pessoa semeia no seu próprio coração visa: a) Abençoar a sua vida espiritual; b) Abençoar outras pessoas. A planta se multiplica através da semente contida no fruto. Para as outras pessoas, a Palavra somente é válida na medida em que elas vêem a bênção e a mudança que ela efetuou em nossa vida e também na medida em que a Palavra atende também as necessidades delas. Se nós, como árvores plantadas junto à corrente de águas, deixarmos que o Espírito Santo regue a Palavra na boa terra do nosso coração, “no devido tempo” daremos o nosso fruto. A verdade de Deus que você semeia nos outros somente produzirá exatamente aquilo que ela conseguiu produzir em você. A fé daqueles que recebem do seu ministério jamais será maior do que a fé que a Palavra de Deus conseguiu produzir em você. Conclusão: O que constitui um coração “boa terra” é um coração disposto a VIVER na verdade de Deus, custe o que custar, até que ela produza fruto em nossa própria vida e nos dê condições de reproduzir a verdade nos outros.

 

Senhor, que o meu coração consiga extrair a preciosa água da vida, que só Cristo pode dar e o faz em corações contritos e humildes. Permita que nossas raízes se fortaleçam mais e mais, mesmo sabendo que isso não é visível para os demais irmãos, mas os frutos no devido tempo trará alegria ao nosso coração e glória ao teu santo nome. Em nome de Jesus, amém.

 

Pr Jason

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s