De Sarai Para Sara

Meditação do dia 22/04/2018

 “Disse Deus mais a Abraão: A Sarai tua mulher não chamarás mais pelo nome de Sarai, mas Sara será o seu nome. Porque eu a hei de abençoar, e te darei dela um filho; e a abençoarei, e será mãe das nações; reis de povos sairão dela.”  (Gn 17.14)

De Sarai para Sara – Trabalho a algum tempo num contexto de restaurar nos meus dias e no que me toca como pastor de igreja local, a cultura da bênção de Deus para a família. Acredito na bênção geracional e na responsabilidade de uma geração cuidar da próxima geração e sendo os pais responsáveis pelos filhos. Não se trata de voltar a alguma prática judaizante, ou rituais do Antigo Testamento, como se desejasse para mim e minha geração algo que foi de um contexto bíblico do passado e estaria tentando ressuscitar. Não! Estou me firmando nas Veredas Antigas que Deus estabeleceu e recomendou para andarmos nelas. Assim diz o Senhor: Ponde-vos nos caminhos, e vede, e perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho, e andai por ele; e achareis descanso para as vossas almas; mas eles dizem: Não andaremos nele (Jr 6.16). Andar pelo bom caminho nos leva a encontrar descanso para as nossas almas. Isso é tudo e mais um pouco do que precisamos em nossos dias. Deus ao fazer aliança com Abraão, pensava em uma posteridade abençoada, onde estaria pavimentada uma estrada de santidade e compromisso capaz de permitir a chegada e a passagem do Messias, que resolveria em definitivo os problemas do pecado com a restauração da ordem e da verdade. Para tanto, essa aliança e suas bênçãos eram abrangentes, dentro do que conhecemos como “contexto de família.” Família é uma vereda antiga de Deus. Foi a primeira instituição criada no mundo e foi a única preservada no dilúvio. A idéia original divina é que nenhuma pessoa seja concebida, gerada, nascida e criada fora de uma família. Por isso, o começo das bênçãos foram para Abrão que se tornou Abraão e depois para Sarai que se tornou Sara. Uma bênção tão grande e abrangente que atingiu até a condição física e orgânica do casal. Foram revigorados o suficiente para uma mulher estéril a vida toda, ver a conceber aos 90 anos de idade. Era caso mesmo para rir! Acredito e trabalho para que as famílias cristãs ao meu redor recebam o impacto do poder transformador da Palavra de Deus, através das promessas e de nossa postura de andar nessas veredas antigas do Senhor. Para isso acontecer precisamos andar contra a idéia prevalecente da cultura dos nossos dias, que sendo maligna na sua essência, disfarçou-se e adentrou nas famílias cristãs que tem as mesmas filosofias e ideologias dos não cristãos. O casamento não é mais sagrado, necessário e caminho para a transmissão da bênção de Deus. A santidade conjugal não tem peso e os procedimentos impuros e imorais são já aceitos como “normais” já que intimidade é particularidade de cada um e aí vale tudo. Ter filhos não condição de aliança com Deus e transmitir os valores do reino e a bênção de geração em geração. Hoje, ter filhos é questão de status, boa condição financeira e a capacidade de tornar os filhos competitivos no mercado de trabalho. Os pais não tem preocupação de preparar os filhos para a vida, mas para arrumar um emprego. A verdade é uma coluna irremovível e não podemos fugir dela; nesse contexto de bênção familiar e geracional, os pais são responsáveis e cada um (pai e mãe) tem papeis diferentes e igualmente importantes e vitais para a perpetuação do propósito eterno de Deus. Os filhos tem seus papeis no aprendizado, assimilação e acolhimento dos valores transmitidos pelos pais e posteriormente retransmitir pela boa ordem de família e a geração de filhos. Todos temos que repensar muitos dos nossos conceitos.

Pai, obrigado por mudar a história de Abrão e Sarai e construir uma nova como Abraão e Sara e agora somos partes e herdeiros dessa segunda etapa. Hoje, somos nós que estamos vivos e é conosco que o Senhor trata hoje para abençoar e mudar o curso da historia começando com a nossa geração e seguindo para as próximas. Obrigado por nos guiar a uma vida de fé e compromisso com os teus propósitos, em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s