Meditação do dia: 26/01/2022
“Vai, e ajunta os anciãos de Israel e dize-lhes: O Senhor Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, me apareceu, dizendo: Certamente vos tenho visitado e visto o que vos é feito no Egito.” (Êx 3.15)
Visitados Por Deus – Hospitalidade é algo maravilhoso e todos nós gostamos de ser bem recebidos e bem tratados. Com igreja aprendemos uma máxima importante sobre como tratar bem os visitantes: “As pessoas vão onde são convidadas e voltam onde são bem recebidas e bem tratadas.” Mas a parte do texto que selecionamos para a nossa meditação de hoje, não se trata de hospitalidade, mas de visitação de Deus ao seu povo. Esse tema sim, interessa muito a muita gente e se não cuidarmos da maturidade e do nosso crescimento, isso que é uma bênção pode se tornar um vício, uma moda ou um estilo de vida superficial de fé, pois as pessoas passam a viver pelos sentidos, mais exatamente as emoções e assim precisam de movimentos, atividades e coisas que aparentem um elevado grau de espiritualidade; como fenômenos carismáticos e abuso dos dons e celebrações prá lá de emotivas, para manter o fogo alto, não importando o que é que sustenta tal chama. Buscar a Deus faz parte dos nossos exercícios de fé e da vida de oração, adoração e serviço; mas buscar a Deus pelas suas manifestações sobrenaturais e não pela sua pessoa e seus propósitos não é saudável. Uma das primeiras menções de visitações divinas está no início de tudo, quando o homem ainda estava em estado de inocência e pureza lá no Jardim do Éden. “E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar” (Gn 2.15). Logo em seguida, embora não possamos precisar quanto tempo, o homem desobedeceu e a próxima visitação de Deus já lhe causou incômodos e o fez fugir. “E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim” (Gn 3.8). Sabemos que Deus nunca abandonou sua criação e especialmente a humanidade; ele continuou se relacionando e se revelando para levar a consumação a obra de redenção e recuperar tudo que fora perdido. Isso é o significado de todas as histórias e o resumo de todas manifestações divinas entre os homens. Na entrevista com Moisés Deus fez questão de que ele notificasse os anciãos dos hebreus, que o Deus dos patriarcas estava visitando o seu povo e vendo a sua condição. Ao longo dos séculos isso ficou no coração e na mente do povo de Deus, que sempre estava atento ao seu povo. Nos dias de Jesus isso foi visto e reconhecido. “E de todos se apoderou o temor, e glorificavam a Deus, dizendo: Um grande profeta se levantou entre nós, e Deus visitou o seu povo.” (Lc 7.16). Ao ressuscitar o filho de uma viúva na cidade de Naim, as pessoas entenderam que o ministério de Jesus era uma forma de visitação divina ao povo para socorrer e ajudar. Desfrute da comunhão com Deus, hoje mais aproximada do nunca, porque agora somos o templo do Espírito Santo e Deus habita em nós; assim não temos desculpa para nos sentirmos isolados, carentes e esperançosos que de alguma forma, algum dia, de alguma maneira Deus venha visitar os nossos corações. Somos a morada de Deus em Espírito.
Obrigado Senhor, por habitar nós e nos possibilitar uma amizade e comunhão de alto nível. Somos teus filhos porque a obra completa e perfeita de Cristo lá na cruz fez tudo o que era necessário para satisfazer a tua justiça e nos trazer para perto de ti. Agradecemos por tudo que és para nós e pelo tens feito em nosso favor. Oramos com gratidão, em nome de Jesus, amém.
Pr Jason