Meditação do dia: 23/02/2022
“Então disse o Senhor a Moisés: Estende a tua mão e pega-lhe pela cauda. E estendeu sua mão, e pegou-lhe pela cauda, e tornou-se em vara na sua mão;” (Êx 4.3)
Tornando-se Vara Novamente – “Depois da tempestade vem a bonança!” Isso é o que preconiza a filosofia popular; mas na prática as vezes depois da tempestade vem a enchente, o deslizamento, a inundação e a correria para não perder mais do que já está comprometido. Moisés depois do susto de ver sua vara se transformar em cobra, agora que encarou o desafio, novamente viu a cobra se tornar vara. Que alívio!! O aprendizado é parte do serviço assim como o serviço é a continuidade do aprendizado. Um discipulado completo ou bem feito inclui os dois aprenderem juntos um com o outro. O aprendiz pode ter muito potencial, como o tinha Moisés, e uma boa parte de treinamento que trouxera de sua etapa da vida como príncipe do Egito. Agora iria iniciar uma nova etapa onde todo o conhecimento, experiencia e vontade de vencer lhe seria muito útil, mas teria que ter disposição de aprender coisas muito simples, mas essencial para viver e servir pela fé. Os homens são cheios de expectativas de ver grandes coisas, mas são muito impacientes para ver os pequenos começos e o progresso até que as coisas aconteçam. Fui seminarista e depois fui professor e vi o mesmo filme se repetir diversas vezes. Perguntar a um pretendente ao ministerial sobre suas expectativas, é quase unânimes que a resposta será o desejo de pastorear uma grande igreja, realizar um grande ministério, fazer grandes cruzadas, pregar para multidões e fazer o que ninguém até hoje fez… Os anos se encarregam de provar e aquilatar a qualidade do material e a capacidade de perseverança, para tirar os planos da teoria e torna-los realidade. “Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo. E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, a obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um” (1 Co 3.11-13). Quanto mais cedo aprendermos as lições que Deus disponibiliza, melhor será, pois aquilo que nos parece muito natural, como o era o cajado para Moisés, de repente se torna uma cobra e nos mete medo, queremos fugir e desistir de tudo. Mas precisamos manter a concentração naquilo que verdadeiramente importa, que a disposição de seguir as instruções divinas, elas são tão eternas e permanentes, quanto ele mesmo. Aquilo que nos assusta, pode se tornar bênção e estimular a nossa confiança. O desafio pode ser revertido e poderemos ver a transformação da causa do nosso pavor, em motivo de confiança para continuar. Com Deus, a cobra se torna vara novamente. O medo se torna coragem e o desespero se torna esperança e fé. Ninguém foi chamado por Deus para fracassar! Nem você e nem eu!
Pai, graças devemos sempre tributar a ti, todos os dias, por todas as oportunidades que vem até nós. A tua Palavra afirma que somos mais do que vencedores por Cristo Jesus, o nosso Senhor. Podemos aprender com o choro, com a dor, com as experiencias difíceis e os desafios constantes, mas a nossa fé precisa permanecer inabalável, porque o nosso Deus é Todo-Poderoso, é maravilhoso, santo, justo e bom. Nossa fé é provada, mas crescemos e progredimos com tudo que está em nosso caminho. Agradecemos em nome de Jesus, amém.
Pr Jason