Meditação do dia: 07/03/2022
“Então disse Moisés ao Senhor: Ah, meu Senhor! eu não sou homem eloqüente, nem de ontem nem de anteontem, nem ainda desde que tens falado ao teu servo; porque sou pesado de boca e pesado de língua.” (Êx 4.10)
Sem Mudanças – À essa altura da conversa entre Deus e Moisés, este, está fazendo de tudo para provar para Deus não era ele o candidato ideal para a tarefa de libertação dos hebreus do cativeiro egípcio. Além falta de eloquência e agora está argumentando que mesmo falando face a face com Deus ali no deserto, na sarça que ardia, ele ainda não havia experimentado nenhuma mudança significativa em sua vida, à ponto de capacitá-lo para a missão. Gostaria de desenvolver algum conceito com base nesse modo de Moisés abordar o tema: Acredito muito que um encontro pessoal com Deus é suficiente para impactar e produzir mudanças significativas na vida de qualquer ser humano. É impossível ter um encontro com Deus e não haver nenhuma transformação. Moisés estava trabalhando com o lado desfavorável do relacionamento com Deus, vendo tudo do seu próprio modo, baseando-se em sentimentos e métricas próprias. Como ele poderia saber que não estava havendo capacitação interior? Acontece que parte da capacidade humana de interação, mantem-se firmada naquilo que lhe faz sentido, assim se a pessoa sabe, ela confia demais naquela capacidade; se ela não sabe, tende a ignorar até a possibilidade da existência do tema. Isso é a afirmação de que tudo o que existe eu sei e tudo o que eu não sei, simplesmente não existe. Uma citação bíblica muito valiosa foi dita e escrita pelo Apóstolo Paulo aos Coríntios. “Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós” (2 Co 4.7). O contexto dessa citação, ele está falando da excelência do conhecimento de Deus em Cristo Jesus. Outro ponto importante a ser considerado na maneira de Moisés se expressar, é as Palavras de Deus conversando com ele não produzira algum tipo de conhecimento transformador. Seria a primeira vez que as Palavras de Deus não produziram nada, foram ditas, enviadas com um propósito e voltariam para Deus sem nada acontecer. Isaías no futuro disse que isso não acontece. “Porque, assim como desce a chuva e a neve dos céus, e para lá não tornam, mas regam a terra, e a fazem produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come, assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei” (Is 55.10,11). Para finalizar sem enfeitar muito o pavão, preciso deixar claro para vocês e para mim também, que nossas experiencias pessoais não validam as Escrituras, mas são elas que validam a nossa experiencia. A Palavra permanece para sempre, independente do que sei, faço ou experimento. Ela é Palavra de Deus e sempre será transformadora. Moisés veio a experimentar isso mais tarde com a maturidade no caminhar com Deus.
Adoramos aquele que era, que é e que há de vir, o Senhor Todo-Poderoso na pessoa de Jesus nosso Senhor. Cremos de todo o nosso coração no poder do Senhor para influenciar e transformas nossas vidas em instrumentos de bênçãos para alcançar muitas outras vidas. Obrigado por investir em nós, em nome de Jesus, amém.
Pr Jason