Meditação do dia 23/06/2018
“E chamou Abraão o nome daquele lugar: o Senhor proverá; donde se diz até ao dia de hoje: No monte do Senhor se proverá.” (Gn 22.14)
Jeová-Jireh – Deus sempre proveu as necessidades humanas. Foi assim desde o início: Adão – um Jardim, a comunhão, os recursos, uma companheira – Eva, autoridade para administrar, perdão quando pecaram, etc. Noé – Salvação para ele e sua família, preservação de toda a espécie humana através dele, o projeto da arca como meio de salvação, o recomeço de tudo com as boas promessas e uma aliança, etc. Abraão – Destino orientado, uma pátria, as muitas promessas, uma aliança de bênção para ele e suas posteridade, bênção de prosperidade e um filho como herdeiro dele e das alianças. A lista de provisão de Deus é infinita e em toda natureza de necessidades. Na experiencia de Abraão, temos a figura de Deus e seu plano de redenção sendo providenciado por obra de amor e graça. Abraão simbolizando ou tipificando a Deus que dá o seu filho em sacrifício. Isaque tipificando a Cristo, levado inocente para a morte. Também Isaque tipificando o pecador substituído por alguém que morre em seu lugar. No terceiro dia, Abraão recobrou seu filho, como ressuscitado da morte. A iniciativa de alcançar o homem é sempre de Deus, que providencia tudo. Sl 23.1 – O Senhor é meu pastor e nada me faltará, porque Deus provê! I Co 10.13 – “Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.” Nas provações podemos vencer, porque Deus providencia os meios de escape. Quando os filhos de Deus não conseguem confiar e descansar nas provisões de Jeová-Jireh, isso cria uma zona de conflito internamente, que provoca grandes medos de percas e sofrer prejuízos e até ficam alucinados, meio paranoicos, com invejas e cobiças sobre o que testemunham na vida de outras pessoas ao seu redor. Em Mt 6.24 Jesus ensinou que “Não se pode servir a dois senhores…” Esses elementos forçarão a pessoa a um comportamento ambíguo, com mecanismos próprios de compensação que fere a mordomia cristã. A pessoa fica materialista, egoísta e disfarça sua carnalidade com a máscara de previdente, econômico etc. Gn 13.7-12 – Abraão permite que seu sobrinho Ló, escolha primeiro, quando a promessa da terra era para ele e sua descendencia. Gn 14.21-24 – Abraão resgata Ló e não aceita bens de ímpios, para não comprometer seu testemunho. Gn 23. 9,10, 15,16 – Abraão faz questão de não tirar proveito próprio na oportunidade de compra do terreno para sepultura de Sara. Dt 8.12-18 – Deus deixa um lembrete para não esquecer quem providencia tudo. “Para não suceder que, havendo tu comido e fores farto, e havendo edificado boas casas, e habitando-as,
E se tiverem aumentado os teus gados e os teus rebanhos, e se acrescentar a prata e o ouro, e se multiplicar tudo quanto tens, se eleve o teu coração e te esqueças do Senhor teu Deus, … Que te guiou por aquele grande e terrível deserto de serpentes ardentes, e de escorpiões, e de terra seca, em que não havia água; … Que no deserto te sustentou com maná, … para te humilhar, e para te provar, … E digas no teu coração: A minha força, e a fortaleza da minha mão, me adquiriu este poder. Antes te lembrarás do Senhor teu Deus, que ele é o que te dá força para adquirires riqueza; para confirmar a sua aliança, que jurou a teus pais, como se vê neste dia.” 2 Sm 24.24 – O princípio espiritual de culto a Deus praticado por Davi. “Não oferecerei ao meu Deus, holocausto que não me custe nada.” 1 Cr 29.3-13 – Davi se mostra generoso e reconhece Deus como a fonte de tudo. Lc 6.38 – Recebemos na mesma proporção que damos. Fp 4.6 – Não ficar ansioso, por que Deus providencia tudo no tempo certo. Podemos concluir que a maior manifestação de Jeová-Jireh em nosso favor está em Jesus Cristo. Jesus é o cordeiro que Deus proveu para pagar nossa culpa e morrer em nosso lugar. (Jo 1.29) I Pe 5.7 – “Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.” Quão significativo foi Abraão nomear aquele lugar tão marcante na sua vida e na vida de seu filho, e porque não, em nossas vidas milhares de anos depois e para toda a eternidade, com um nome que expressa uma revelação do caráter do seu Deus, do nosso Deus. Jeová-Jireh, o senhor sempre proverá!!!
Pai, é sem palavras da nossa parte, para expressar o quanto o teu nome é santo e significativo para nossas vidas. Obrigado pelas provisões contínuas e redentoras, disponíveis a nós pela vida de Jesus Cristo, que se entregou na cruz. Obrigado pela nossa salvação. Em nome de Jesus, amém.
Pr Jason