Meditação do dia: 31/05/2023
“E escolheu Moisés homens capazes, de todo o Israel, e os pôs por cabeças sobre o povo; maiorais de mil, maiorais de cem, maiorais de cinqüenta e maiorais de dez.” (Ex 18.25)
Moisés Escolheu Homens Capazes – Escolhas nos remetem a critérios, e boas escolhas exigem bons critérios. Lembro-me de uma crônica, que aqui vou atribuir a autoria à Millor Fernandes, cujo título é justamente “Critérios” – ela descreve uma cena de um naufrágio em alto mar de um navio de cruzeiro. Os sobreviventes se amontoaram em um bote salva-vidas e ficaram à deriva por dias, até esgotar os últimos recursos de alimentos e água. Para sobreviverem precisariam aliviar metade do contingente no barco e o difícil estava sendo achar um consenso de quem se sacrificaria pelo bem do outro grupo. Tentaram eliminar os pobres com a promessa dos ricos darem generosas pensões aos familiares dos mortos. Não deu certo; os pobres alegaram que passaram aperto a vida toda e agora morrerem para os ricos continuarem vivendo, não era nada justo! O inverso também não foi aceito. Que tal gordos X magros? Não deu! Famosos X anônimos? Não deu! Idosos X mais jovens? E a aca rodada de debates os ânimos ficavam mais exaltados e o tumulto generalizou e partiram para tapas e socos e amontoaram todos de um mesmo lado e o barco virou… vieram os tubarões que não tinham nenhum critério e devorou a todos. Jetro deu um conselho que recebeu aprovação de Deus e Moisés foi instruído a adotá-lo. Entre todos os homens e líderes de Israel ele deveria escolher homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade e odiassem a avareza. Quatro critérios, mas teoricamente não é tão simples assim, posso falar ou escrever isso como alguém que lida com lideranças e que está sempre tendo que fazer escolhas e elas não são fáceis. naquele contexto, havia a prática de liderança por valor de idade, os anciãos eram naturalmente líderes; havia também ali a cultura da liderança tribal e eles estavam arregimentados em doze tribos e assim, sucediam variáveis que Moisés teria que avaliar e escolher entre um e outro, entre conhecidos e amigos, parentes e próximos em outros círculos sociais. Sempre que você escolhe um, já deixou de escolher outro e sempre há aqueles que ambicionam fazer parte de alguma instancia de poder e outros que evitam cooperar, quer por se acharem incompetentes, quer por outras razões. Sempre que alguém é investido de autoridade ele se torna exposto ao crivo das críticas e dependendo do seu nível de relacionamentos, isso pode provocar rachas em família, separar amigos ou criar oposição e até inimizades. Moisés precisaria de muita sabedoria, tato e graça de Deus para criar essa rede de apoio e suporte para si mesmo, mas especialmente para o povo como um todo. Já ouviu falar que “se quiser conhecer o Inácio é só botar ele no palácio?” A moral aqui é: determinadas pessoa se revelam quando ganham alguma autoridade. Tenhamos a humildade de entender as funções como oportunidades de servirmos e não de aparecermos.
Senhor, obrigado por estabelecer bons critérios para selecionarmos líderes para conduzir o teu povo, como rebanho do Senhor e com a missão de leva-los seguros e saudáveis ao destino final. Agradecemos toda ajuda e graça recebida da parte do Senhor, em nome de Jesus, amém.
Pr Jason